Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Proposta, que pode resultar na venda parcial ou total da CelgPar, aguarda análise e discussão dos deputados estaduais, com o objetivo de atrair investimentos privados e melhorar os serviços de geração e transmissão de energia elétrica em Goiás

Caiado encaminha à Alego projeto de privatização da CelgPar

20/09/2023, às 08:46 · Por Redação

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) Projeto de Lei que autoriza a privatização da Companhia Celg de Participações (CelgPar). O projeto autoriza o governo estadual a proceder com a desestatização da empresa, permitindo tanto uma privatização total quanto parcial.

A iniciativa recebeu destaque do presidente da CelgPar, Fernando Navarrete, que enfatizou que a aprovação deste projeto representa a última etapa antes da contratação, via licitação, de uma empresa estruturadora. Essa empresa terá a responsabilidade de definir o modelo exato de privatização, ou seja, se a CelgPar será vendida integralmente ou se apenas suas participações serão disponibilizadas no mercado.

A CelgPar é detentora de diversos ativos estratégicos, incluindo parte das concessões da Usina de Corumbá III, localizada em Luziânia, além da totalidade das concessões das usinas São Domingos, na cidade homônima, e Rochedo, em Piracanjuba. O valor do patrimônio da CelgPar está avaliado em aproximadamente R$ 400 milhões.

O projeto de lei enfatiza a importância da privatização para a melhoria dos serviços de geração e transmissão de energia elétrica, atraindo investimentos do setor privado que podem impulsionar o desenvolvimento do setor energético em Goiás.

Vale ressaltar que o processo legislativo envolve a análise do projeto pelos deputados estaduais, e o "pedido de vista" é um instrumento regimental que permite aos legisladores suspender a apreciação de uma matéria nas comissões para uma análise mais detalhada de seu conteúdo. Após o término desse pedido, o projeto seguirá seu trâmite normalmente, sujeito a eventuais emendas e discussões no âmbito da Assembleia Legislativa. 


Política CelgPar Privatização Goiás
P U B L I C I D A D E