Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Secretaria da Segurança Pública de Goiás diz que os números são sigilosos e não serão divulgados

Único Estado que não divulga número de mortes por policiais, Goiás alega ‘sigilo’

15/10/2019, às 00:06 · Por Pedro Lopes

Goiás é o único, dos 27 estados, que não quis divulgar o número de mortes cometidas por policiais no 1º semestre deste ano. O levantamento feito pelo Monitor da Violência aponta um crescimento desta modalidade em 4,3% nos seis primeiros meses do ano. A alta vai na contramão da queda de mortes violentas no país, de 22% no 1º semestre.

Ao site G1, a gestão Ronaldo Caiado diz, apesar da negativa, ter “compromisso com a transparência no fornecimento de dados”. A Secretaria da Segurança Pública de Goiás diz que os números são sigilosos e não serão passados.

“A Secretaria de Segurança Pública (SSP) esclarece que entende a necessidade de uma comunicação transparente entre a administração pública e a sociedade, mas reitera que não deve desrespeitar as determinações legais da pasta. A SSP tem um único intuito: garantir a segurança pública dos cidadãos goianos e combater com rigor a criminalidade, dentro do amparo legal”, informa.

O G1 pediu os dados no início de setembro para a assessoria de imprensa da SSP e via Lei de Acesso à Informação. Os dados, no entanto, não foram liberados. No Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão, foi feito ainda um recurso após a negativa inicial. Ele também foi indeferido.

Em nota, a SSP diz que existe uma portaria, a 750/2016, que regulamenta e salvaguarda assuntos sigilosos produzidos e custodiados pela Secretaria da Segurança Pública, mas em duas ocasiões anteriores, para o balanço fechado de 2018 e para o balanço de 2017, ambos dentro do Monitor da Violência. Nas duas vezes, tal portaria já estava em vigor e, mesmo assim, as solicitações foram atendidas.


Monitor da Violência Violência SSP Rodney Miranda Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E