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Goiânia, 29/05/24
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Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) destaca avanços no trânsito de Goiânia, como motoboxes e faixas elevadas, e estuda introduzir a "direita livre" para melhorar a fluidez do tráfego na região central, inspirada em modelo da Flórida

Goiânia pode copiar sistema de semáforos da Flórida

15/09/2023, às 13:43 · Por Redação

A cidade de Goiânia tem implementado inovações no trânsito, com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança viária. A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) destaca avanços como motoboxes, faixas de pedestres elevadas e até mesmo a possibilidade de introduzir a "direita livre" em pontos específicos da região central, inspirada em um modelo adotado na Flórida.

Uma das primeiras mudanças introduzidas pela gestão municipal foi a instalação dos motoboxes em outubro de 2020, localizados na Avenida 2ª Radial com a Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico. Esses espaços destinados à espera de motociclistas nos cruzamentos semaforizados foram implementados para melhorar a fluidez e a segurança dos motociclistas, permitindo que eles partissem antes dos demais veículos quando o semáforo abrisse.

Atualmente, a cidade conta com 315 motoboxes, e a instalação continua em andamento nas principais vias da capital. Outra inovação bem avaliada pela SMM são as faixas de pedestres elevadas, que funcionam como quebra-molas e dão prioridade aos motociclistas na abertura dos semáforos. Essas faixas foram projetadas para melhorar a segurança dos motociclistas, permitindo que eles se movam à frente dos outros veículos quando o sinal abrir.

Além dessas mudanças, a SMM está considerando a implementação da "direita livre" em pontos estratégicos da cidade, com foco na região central. Esse modelo, regulamentado pelo Código Brasileiro de Trânsito em 2021, permite que as conversões à direita sejam feitas em cruzamentos semaforizados, mesmo quando os semáforos estiverem fechados para os demais fluxos. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego e reduzir a espera nos semáforos. No entanto, a implementação será gradual e priorizará a segurança dos pedestres.

O professor de Engenharia de Trânsito do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcos Rothen, disse ao jornal O Popular que as faixas de motobox têm apresentado resultados positivos em diversas cidades brasileiras. No entanto, ele ressalta a importância de sinalizar corretamente essas faixas, conforme a legislação exige, para informar os motoristas sobre sua finalidade.

A cidade de Goiânia, conforme a SMM, continua buscando maneiras inovadoras de melhorar o trânsito e a segurança viária, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais segura e eficiente aos seus habitantes.


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