Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Morre aos 97 anos Hélio do Amaral, professor aposentado de cinema da UFG; renomado professor de cinema, crítico e primeiro presidente do Adufg

Morre Hélio do Amaral, professor aposentado de cinema da UFG aos 97 anos

09/09/2023, às 10:45 · Por Redação

Hélio Furtado do Amaral, ilustre professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e uma figura notável no cenário acadêmico e cultural, morreu na madrugada deste sábado, 9, aos 97 anos, em Goiânia. Sua partida ocorreu no Hospital Neurológico devido a complicações de insuficiência respiratória.

Hélio Amaral, que lecionou na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, deixou uma marca indelével como educador, cineasta, crítico e pesquisador antropológico. Durante décadas, compartilhou seu vasto conhecimento com gerações de estudantes e colegas, deixando um legado profundo no campo do cinema e da cultura.

Além de suas atividades acadêmicas, Hélio Amaral dedicou mais de 40 anos de sua vida ao Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), onde teve a honra de ser o primeiro presidente. A família de Hélio informou que o velório está ocorrendo no Cemitério Jardim das Palmeiras, e o sepultamento está agendado para as 15h deste mesmo sábado, 9, no mesmo local.

A filha de Hélio, Selene Amaral Pontes, falou ao jornal O Popular sobre o legado de seu pai. "Ele era alguém muito preocupado com as injustiças do mundo, sempre atualizado com o cenário político e econômico do Brasil e do mundo. Sempre muito disciplinado, dedicado e desprovido de ambições financeiras. Pensava mais nos outros do que nele mesmo. Deixa um legado de um ativismo sem igual", disse.


Luto Hélio do Amaral UFG FIC Adufg Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E