P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Reprodução

À esquerda, PM Rafael Martins Mendonça e a esposa Elaine Barbosa de Sousa; à direita, a filha dela, de 3 anos

Soldado acusado de feminicídios em Rio Verde passará por exame de insanidade

09/09/2023, às 08:32 · Por Redação

Rafael Martins Mendonça, soldado da Polícia Militar, de 33 anos de idade, enfrentará um exame de insanidade mental mais de nove meses após ser acusado de cometer um ato terrível: matar sua esposa e enteada em sua residência em Rio Verde, Goiás. A decisão de submeter o acusado ao exame foi tomada a pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) após uma audiência de instrução e julgamento. As informações são do jornal O Popular.

O caso é marcado por uma série de eventos. Rafael é acusado de agir motivado por ciúmes excessivos e comportamento possessivo em seu relacionamento conturbado com sua esposa, a pedagoga Elaine Barbosa de Sousa, de 28 anos. De acordo com informações, Elaine manifestou o desejo de se separar, mas Rafael teria reagido de forma agressiva e ameaçadora sempre que o assunto surgia.

Um dia antes da tragédia, Elaine chegou a fazer as malas para sair de casa com suas duas filhas, mas desistiu após o marido afirmar que se mataria se ela o deixasse. O desfecho ocorreu com a morte de sua filha mais nova, Agatha Maria de Sousa, de apenas três anos, seguida pelo assassinato de Elaine. A filha mais velha, Sarah Shunshine de Sousa Bonifácio, de cinco anos na época, sobreviveu apesar de ter sido atingida por tiros nas costas.

Segundo depoimentos de parentes e amigos de Elaine, Rafael era conhecido por seu comportamento ciumento, possessivo e pouco comunicativo. O relacionamento do casal era caracterizado por discussões frequentes, e Rafael controlava a vida da esposa de maneira excessiva.

O processo judicial tramita em sigilo, dificultando o acesso aos depoimentos colhidos durante as audiências de instrução e julgamento realizadas em maio e junho deste ano. A defesa de Rafael indicou que pretende argumentar sobre possíveis problemas psicológicos e psiquiátricos resultantes de um acidente que ele sofreu em 2018.

O exame de insanidade foi agendado para 4 de outubro e será realizado pela Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A defesa solicitou permissão para um assistente técnico acompanhar a perícia. O processo permanece suspenso até a conclusão e entrega dos resultados da perícia.

Rafael responde por dois casos de feminicídio e uma tentativa de homicídio, todos em um contexto de violência doméstica. Caso seja condenado, as circunstâncias agravantes podem resultar em uma pena mais severa. Rafael está detido no presídio militar de Goiânia desde o dia do crime, que ocorreu em 14 de dezembro de 2022.


Feminicídio PM Rafael Martins Mendonça Rio Verde Goiás
P U B L I C I D A D E