Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Volume das chuvas é o maior desde 2001, com 28 milímetros; fenômeno meteorológico é atribuído a frente fria vinda do Sul do país

Mês de agosto é o mais chuvoso dos últimos 22 anos em Goiânia

01/09/2023, às 17:29 · Por Redação

O mês de agosto surpreendeu os habitantes de Goiânia ao se tornar o mais chuvoso dos últimos 22 anos, de acordo com dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Ao longo do mês, foram registrados 28 milímetros de chuva na capital goiana, um fenômeno que não era visto desde 2001, quando o Cimehgo registrou 51,5 milímetros de chuva em agosto.

A explicação para esse aumento significativo nas precipitações reside na chegada de uma massa de ar mais fria proveniente do Sul do Brasil. Um dos indicativos da aproximação dessa frente fria foi a presença de uma nuvem de poeira que foi observada na capital há algumas semanas.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, esclareceu ao portal G1 Goiás as atuais mudanças climáticas. "Tivemos frentes frias que chegaram, não diretamente a Goiás, mas subiram pela região sudeste, mas com certa intensidade que trouxe umidade da Amazônia, porque elas se conectam, e trazem umidade da região Norte do país, o que está favorecendo essas áreas de instabilidade", diz.

A previsão indica a continuação das chuvas, com até 6 milímetros de precipitação esperados, temperaturas entre 19°C (mínima) e 32°C (máxima) para a capital goiana. Segundo os especialistas, a previsão também aponta para a volta das chuvas durante o feriado de 7 de setembro em Goiânia, mantendo a sequência de um mês de agosto marcado por uma surpreendente temporada chuvosa.


Chuvas Agosto Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E