Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
André Costa

Vice-governador, Daniel Vilela, lidera Grupo de Trabalho para resolver questões jurídicas relacionadas à reformulação, com o objetivo de transformar o estádio em um complexo multiuso

Governo de Goiás avança nas negociações para reformular o Estádio Serra Dourada

24/08/2023, às 15:01 · Por Redação

O Governo de Goiás está intensificando as ações para a transformação do Estádio Serra Dourada em um amplo complexo multiuso. Na terça-feira, 22, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) se reuniu com um grupo de procuradores do estado para abordar processos relacionados às áreas circundantes do estádio. O objetivo da reunião é resolver questões jurídicas que vêm se arrastando por décadas.

O vice-governador lidera um Grupo de Trabalho designado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), com a participação das Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), de Administração (Sead), Geral de Governo (SGG), Goiás Parcerias e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Durante o encontro, coordenado pelo titular da PGE, Rafael Arruda, Daniel Vilela teve acesso a um estudo detalhado sobre a situação jurídica dos terrenos ao redor do estádio.

O projeto que inspira a transformação do Estádio Serra Dourada é o do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde o governador e o vice-governador realizaram visitas técnicas recentemente. Assim como no modelo paulista, as partidas de futebol continuarão sendo realizadas no estádio goiano, que também voltará a receber jogos da Seleção Brasileira.

"Estamos trabalhando para criar um espaço que una esporte, entretenimento, serviços e muitas outras atrações", ressaltou Daniel Vilela. "Em breve, teremos um plano oficial para concretizar essa parceria com o setor privado, e para isso, contamos com a expertise da PGE na resolução dos desafios que enfrentamos", completou.

O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, enfatizou a importância do projeto: "Estamos falando de um grande equipamento esportivo, significativo e emblemático para a capital e o estado, que atualmente está subutilizado. A realização desse projeto representa a participação da sociedade civil na implementação de políticas públicas”, disse.

Iluminação
O Governo de Goiás publicou nesta quarta-feira (23/08) o aviso de edital da concorrência que vai abrir licitação para a troca do sistema de iluminação do estádio, que vai ampliar a potência para 2.500 lux, atingindo índice solicitado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para as competições nacionais e internacionais.

A concorrência tem como objeto a contratação de uma empresa de engenharia especializada na área para a execução e adequação da obra e vai ocorrer no dia 25 de setembro, às 9h, na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pela elaboração do edital, em colaboração com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e a Goiás Parcerias.

Após a escolha e homologação da contratada, a empresa terá prazo máximo de 240 dias (8 meses) para a execução da obra, no entanto, a expectativa é que os serviços sejam executados em seis meses. O valor estimado do investimento no edital é de cerca de R$ 14 milhões, em orçamento projetado após realização de estudos técnicos.

Vale ressaltar que a troca da iluminação era uma intervenção já prevista anteriormente, e não faz parte do Plano de Manifestação de Interesse (PMI) anunciado pelo Governo de Goiás, por meio de um chamamento público para atrair empresas e investidores para reformas e gestão de todo o complexo esportivo.


Daniel Vilela Esporte Estádio Serra Dourada Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E