P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Flávia Rocha - Idtech

Profissionais realizam transplante de rim no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG, em Goiânia

Mais de 2 mil pessoas aguardam por transplante de órgãos em Goiás

23/08/2023, às 13:31 · Por Redação

O Estado de Goiás tem uma fila com 2.023 pessoas à espera por transplantes de órgãos. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente, 412 indivíduos aguardam por um transplante de rins, 12 de fígado e 1.599 de córneas. Recentemente, após internação, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, também entrou na fila que é coordenada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde (MS) e aguarda por um transplante de coração.

O levantamento repassado pela SES ao Portal 6 revela que, entre janeiro e julho deste ano, um total de 474 transplantes foram realizados em Goiás, apresentando um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período de 2022. Os transplantes de córneas lideraram esse crescimento, com um aumento de 70%, seguidos por transplantes de rins, que tiveram um aumento de 58%. Outros tipos de transplantes, como escleras (o branco do olho), medula óssea, tecido muscular esquelético e fígado, também foram realizados.

No caso de transplantes de coração, a SES aponta que Goiás não realiza transplante de coração, apenas a captação. Por isso o número da fila é o nacional. É importante destacar que, no caso dos transplantes, a doação de órgãos depende da autorização da família após a confirmação de morte encefálica do doador. Mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, a doação só pode ocorrer se os familiares permitirem. Os órgãos doados são destinados a pacientes que aguardam em lista de espera e que necessitam de um transplante para melhorar sua qualidade de vida.


Saúde Transplante Coração Fila Goiás
P U B L I C I D A D E