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Espaço volta ao presencial pleno, mantendo canais de suporte via telefone, e-mail e whatsapp

UFG reabre serviço de atendimento ao servidor

17/08/2023, às 09:54 · Por Redação

O espaço da Coordenação de Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS) passou por uma reforma nas últimas semanas para melhorar o atendimento aos usuários. Agora, a coordenação, vinculada à Diretoria de Administração de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAP/Propessoas), está reaberto, no piso 1 do edifício da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para comemorar o retorno, a equipe do SAS realizou na terça-feira (15/8) uma reunião com a presença da reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima.

O SAS funciona como a porta de entrada na UFG para os mais de 5 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Instituição. Em todas as fases da carreira, desde a posse no cargo público ou transferência para a UFG, como também depois da aposentadoria. A coordenação registra, média, 600 atendimentos mensais entre o eletrônico (via e-mail, whatsapp e telefônico) e o presencial. A maioria já aderiu aos meios eletrônicos, mas, ainda assim, a procura é elevada.

O coordenador do SAS, Matheus Melo, conta que a reforma surgiu da necessidade de ampliação do espaço devido à alta demanda de atendimentos realizados a servidores, aposentados e pensionistas da Universidade. “Nós queríamos ampliar o SAS para oferecermos um atendimento mais eficaz, com maior qualidade na prestação de serviços e poder também dar maior eficiência nos esclarecimentos necessários que os servidores requerem da coordenação”.

Fluxo contínuo

Segundo o relato da diretora de Administração de Pessoas (DAP), Wilma Maria Gonçalves dos Santos, a melhoria visual em relação ao espaço anterior é perceptível. “Essa reforma, era, principalmente, um anseio da equipe que trabalha no SAS. É que aqui há um procedimento de atendimento aos servidores em fluxo contínuo e, às vezes, há um grupo grande que procura o SAS ao mesmo tempo e num espaço pequeno”.

A diretora afirma que a maior procura é observada nos meses de declaração do imposto de renda. “Os servidores vêm procurar comprovante de rendimento e ao mesmo tempo já aproveitam para fazer outras solicitações, então acaba que o atendimento se torna mais longo”, comenta Wilma. Outros momentos de pico são durante a manhã, por volta das 9 horas, e à tarde, por volta das 14 horas. Com a reabertura do SAS, os atendimentos presenciais, que estavam sendo feitos mediante agendamento prévio, voltarão a ser feitos de acordo com a procura. “Os agendamentos que vamos continuar solicitando são para os novos servidores para que possam entregar documentos, assinar termo de posse, contratação de substituto e outros serviços”, conclui.

O SAS foi criado a partir da conversão da antiga Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh) da UFG na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) a qual estão vinculadas a DAP e o SAS. O titular da Propessoas, Sauli Santos Junior, recorda esse começo. “O SAS foi criado em 2018 e contava com um único técnico administrativo para atender aos servidores da UFG. Desde o início a demanda era muito elevada, principalmente de aposentados e pensionistas. Então, nós aumentamos a quantidade de servidores (atualmente a equipe é composta por sete pessoas) e agora estamos aumentando o espaço físico. Este ainda não é o espaço ideal, mas conseguimos aqui mais comodidade para o atendimento de uma forma geral”.

A cerimônia de reabertura foi encerrada pela reitora Angelita, que afirmou que o espaço do SAS reflete o espírito da equipe e que ter uma equipe que gosta do que faz é fundamental. “A gente percebe que essa coordenação é estratégica não só pela sua localização, próxima à entrada do prédio da Reitoria, mas que é importante, pois acompanha diferentes fases da carreira e da própria vida do servidor”. O evento contou também com a participação do vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, do coordenador-geral do Sindicato dos  dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifes-GO), Fernando Cesar da Silva Mota do presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Geci José Pereira da Silva, e convidados.

Funcionamento

O SAS funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. O atendimento pode ser presencial ou pelos canais de atendimento (62) 3521-1034 (whatsapp), (62) 3521-1301 (telefone) e atendimento.dap@ufg.br. Entre as principais atividades do SAS estão a prestação de orientações de forma presencial, por telefone e por e-mail sobre processos, requerimentos e procedimentos da DAP e Diretoria Financeira de Pessoas (DFP), bem como com o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), Subsistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Portal do Servidor do Governo Federal (SouGov). A coordenação também recebe novos servidores e contratados; gestão de recadastramento anual de aposentados e pensionistas (prova de vida); e emissão de documentos.


Atendimento ao Servidor UFG
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