Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Nos últimos 12 meses, a DGAP assinou 16 termos de cooperação técnica para empregabilidade de presos

Ressocialização: número de presos trabalhando aumenta 79% em um ano

02/08/2023, às 21:04 · Por Redação

Custodiados da Unidade Prisional Regional (UPR) de Pires do Rio, cidade situada na região da Estrada de Ferro, vão produzir uniformes para os próprios presos e servidores da prefeitura da cidade e de órgãos públicos estaduais. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) assinou termo de cooperação técnica com a prefeitura, com validade até dezembro do próximo ano.

 

Nos últimos 12 meses, a DGAP assinou 16 termos de cooperação técnica para empregabilidade de presos. Os custodiados produzem, além de uniformes, vestuário em geral, blocos de cimento, fraldas, kits pedagógicos para escolas e creches, artesanato, hortaliças e enxovais para bebês, dentre outros.

 

Estes convênios e parcerias contribuíram para a expansão no número de presos trabalhando. Saltou de 2.638, em 2021, para 4.734, em 2022 – crescimento de 79%. “O trabalho é ferramenta importante na ressocialização do apenado, especialmente para que ele tenha melhores condições de ser reinserido na sociedade”, explica o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

 

Em Pires do Rio, pelo menos cinco detentos do regime fechado vão participar da produção. Eles serão remunerados com um salário mínimo e terão direito a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal – a cada de três dias trabalhados, é um dia a menos na prisão. O trabalho será realizado dentro da UPR, em um galpão já instalado. A prefeitura local doará os equipamentos e insumos para a produção. A produtividade será de acordo com a demanda do município.

 

Somente a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe, mensalmente, 1,2 mil enxovais para bebês, que são distribuídos pela entidade para famílias em vulnerabilidade social. A produção é feita pela população feminina privada de liberdade da Unidade Prisional de Araçu, na região Central. Elas receberam capacitação e usam o maquinário fornecido pela OVG.


Ressocialização Sistema Prisional
P U B L I C I D A D E