Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - Redmob

Prefeitura de Goiânia adia novamente entrega do BRT à população; atraso na compra de ônibus e finalização de terminais são alguns dos desafios enfrentados na conclusão do projeto

Prefeitura de Goiânia adia novamente entrega do BRT à população

02/08/2023, às 14:54 · Por Redação

Os moradores de Goiânia terão que lidar, mais uma vez, com o atraso na operação do BRT Norte-Sul. Inicialmente prevista para estar pronta em dezembro de 2016, a obra do BRT começou em abril de 2015 e agora enfrenta um novo adiamento. A previsão mais recente, divulgada pela Prefeitura de Goiânia, é que a conclusão ocorra em outubro deste ano, conforme informações do jornal O Popular.

Anteriormente, havia sido mencionado que o corredor exclusivo seria utilizado mesmo sem a finalização do trecho entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória. No entanto, essa previsão não se concretizou, e a expectativa é que o uso do corredor inicie apenas no final deste ano, após a conclusão do trecho em 31 de outubro. Depois disso, serão necessários mais 30 a 40 dias para equipar os terminais e estações de embarque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), as estações do trecho 2 estão em fase final de conclusão. As da região norte estão com mais de 97% de avanço e têm previsão de entrega para outubro, enquanto as demais serão finalizadas "até o final do ano".

Além do atraso na entrega da construção do trecho, as concessionárias ainda não adquiriram os 56 ônibus que serão utilizados na operação, o que também contribui para o não cumprimento da promessa inicial. Outra questão é a demora na entrega do Terminal Hailé Pinheiro, na interseção da Goiás Norte com a Perimetral Norte, que ainda passa por ajustes.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que o terminal foi entregue, mas de forma condicionada, aguardando ajustes, reparos e mudanças necessárias antes de ser repassado para a Redemob, consórcio das empresas concessionárias do sistema metropolitano, para a preparação da operação.


BRT Atraso Prefeitura de Goiânia Capital Goiás
P U B L I C I D A D E