Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Myke Sena/ Ministério da Saúde

Goiás recebe três vagas para equipes de Consultório de Rua do Programa Mais Médicos e uma para atuação no sistema de saúde prisional

Goiás é contemplado com vagas do Mais Médicos para consultório de rua e sistema prisional

16/07/2023, às 16:10 · Por Redação

O Estado de Goiás foi beneficiado com a alocação de vagas no Programa Mais Médicos, destinadas a equipes de Consultório de Rua e ao sistema de saúde prisional. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), foram concedidas três vagas para atuação nos consultórios de rua e uma vaga para o sistema prisional.

O Ministério da Saúde abriu na última sexta-feira, 14, novos editais para que os municípios possam aderir ao programa e receber profissionais interessados em atuar nas equipes de consultório de rua e nos presídios. A retomada do programa ocorreu após a aprovação de uma medida provisória pelo Congresso Nacional em junho, que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o anúncio, o presidente Lula enalteceu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e reforçou que algumas funções são de escolha pessoal do chefe de Estado. "Tem ministros que não são trocáveis. Tem pessoas e tem funções que são uma coisa da escolha pessoal do presidente da República. Eu já disse publicamente: a Nísia não é ministra do Brasil, ela é minha ministra", destacou.

Em todo o país, foram disponibilizadas 111 vagas para profissionais que desejam atuar nos consultórios de rua, garantindo atendimento médico à população em situação de vulnerabilidade. No Estado de Goiás, há três vagas disponíveis, sendo duas em Goiânia e uma em Rio Verde.

Quanto ao sistema de saúde prisional, foram ofertadas 145 vagas em todo o Brasil, e Goiás recebeu uma dessas vagas, que será destinada ao município de Anápolis.

A Secretaria de Estado da Saúde ressaltou ao portal Mais Goiás que o início do trabalho dos profissionais está sujeito à confirmação de interesse por parte dos municípios e à apresentação da documentação necessária, que será avaliada posteriormente pelo Ministério da Saúde. O cronograma com as etapas do programa será divulgado nas próximas semanas.


Saúde Mais Médicos Consultório de Rua Presídios Goiás
P U B L I C I D A D E