Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

TRE-GO determina data das eleições para prefeito de São Simão; novo pleito está marcado para o dia 3 de setembro

TRE-GO determina data das eleições para prefeito de São Simão

12/07/2023, às 09:30 · Por Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) anunciou oficialmente a data das novas eleições para a escolha do prefeito e vice-prefeito de São Simão. O pleito está marcado para o dia 3 de setembro. Além da definição da data, o TRE-GO estabeleceu o calendário eleitoral que guiará todo o processo, e as convenções partidárias, por exemplo, deverão ocorrer entre os dias 25 e 26 de julho. As informações são do jornal Opção.

Os partidos políticos e federações terão a opção de realizar essas reuniões de forma presencial, virtual ou em um formato híbrido, adaptando-se à atual conjuntura. Os pré-requisitos para concorrer às eleições incluem ter domicílio eleitoral no município há pelo menos seis meses antes do pleito e ter a filiação deferida pelo partido dentro do mesmo prazo.

Caso seja necessária a desincompatibilização, o candidato deverá se afastar de qualquer cargo gerador de inelegibilidade em até 24 horas após a sua escolha em convenção partidária, seguindo as disposições da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990. Terão direito a votar os eleitores que estiverem em situação regular perante a Justiça Eleitoral e que possuam domicílio eleitoral em São Simão até 151 dias antes da data da eleição.

A partir de 28 de julho, será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, dando início à campanha política que buscará conquistar a confiança dos eleitores. Entenda o contexto que levou a essa decisão. Atualmente, o presidente da Câmara Municipal de São Simão, Lucas Vasconcelos, do partido União Brasil, exerce a função de prefeito interino da cidade. Essa situação ocorreu após a cassação dos mandatos do prefeito Assis Peixoto, do PSDB, e do vice-prefeito Fábio Capanema, do PP.

A cassação do prefeito se deu devido a acusações de quebra de decoro parlamentar, relacionadas a crimes sexuais, como importunação sexual, tentativa de aquisição e distribuição de pornografia infantil. Já o vice-prefeito teve seus direitos eleitorais suspensos em decorrência de atos de improbidade administrativa. Enquanto isso, o vereador Lucas Vasconcelos ocupará o cargo temporariamente até a posse do prefeito eleito por meio da eleição suplementar.


Eleições Prefeitura de São Simão Goiás
P U B L I C I D A D E