P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 04/06/24
Matérias
Divulgação

MP pede na Justiça que a Prefeitura de Goiânia adote as providências necessárias para a retirada de todos os animais do abrigo

700 animais resgatados podem voltar para as ruas após ordem de despejo em abrigo

11/07/2023, às 11:37 · Por Redação

Na quarta-feira, dia 12, às 8 horas da manhã, está marcado o despejo de aproximadamente 700 animais acolhidos pelo Abrigo Lar dos Animais (Instituto Transformare) em Goiânia. Mônica Aquino, responsável pela instituição desde 2016, expressa sua apreensão, afirmando: "O destino será a rua. Não sei exatamente como isso acontecerá, mas imagino que os animais serão soltos de uma só vez. Se me perguntarem o que acontecerá em seguida, não faço ideia".

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ajuizou uma ação judicial contra a Prefeitura de Goiânia exigindo que esta tome as providências necessárias para retirar todos os animais do abrigo. No entanto, até a última segunda-feira, dia 10, o pedido liminar ainda não havia sido avaliado por nenhum juiz.

No processo movido pelo MP, o promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo solicita que a Prefeitura assegure segurança e um local provisório adequado para abrigar os animais, ou que apresente outra alternativa para resolver o problema. Caso a liminar seja concedida, o descumprimento acarretará em multa de R$ 200 mil. O processo está em tramitação na 4ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia.

O abrigo, localizado em uma chácara alugada, acolhe cães e gatos resgatados das ruas ou vítimas de maus-tratos. É uma entidade filantrópica que depende de doações, que muitas vezes são insuficientes para adquirir comida para os animais. Mônica explica: "As doações não são suficientes para sustentar o abrigo. Não temos dinheiro nem para o transporte dos animais, mesmo que tivéssemos para onde levá-los. Mas não temos".

A falta de apoio e doações é uma questão levantada pela responsável pelos animais, que afirma nunca ter recebido auxílio do poder público. "A Prefeitura nunca nos ajudou em nada. Não nos deu recursos, suporte ou sequer um centavo. A Amma e a Dema trazem animais para cá, nos mencionam como guardiões de animais, mas não nos apoiam em nada", desabafa.

Mônica agora aguarda por misericórdia, mas ainda mantém esperanças. Caso alguém queira contribuir com qualquer quantia, o e-mail abrigolardosanimais@gmail.com é o PIX disponibilizado para doações. Ela também pede às pessoas que sigam o perfil do abrigo no Instagram (@lardosanimaisgoiania). "Qualquer ajuda é bem-vinda", conclui.


MP-GO Lar Animais abandonados