Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - Semad

Secretaria do Meio Ambiente identifica mais de 100 barragens críticas em Goiás

Secretaria do Meio Ambiente identifica mais de 100 barragens críticas em Goiás

11/07/2023, às 08:18 · Por Redação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou nesta segunda-feira, 10, que 107 barragens em Goiás apresentam nível de criticidade que requer um "acompanhamento mais rigoroso" por parte do órgão. Apesar disso, a secretaria informou que todas as barragens já foram vistoriadas por técnicos especializados. A declaração surge após o alarme falso causado pelo acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência na barragem Serra Grande, localizada em Crixás. As informações foram publicadas pelo jornal Opção.

De acordo com a Semad, existem mais de 40 mil barragens no estado de Goiás, com uma área de pelo menos 2 mil metros quadrados de lâmina d'água, e apenas sete mil estão cadastradas no Sistema Estadual de Segurança de Barragens (Seisb). A secretaria ressaltou que o cadastro é obrigatório e está promovendo uma campanha constante para convencer os proprietários a cumprirem sua responsabilidade nesse sentido.

Nesta segunda-feira, os moradores da cidade de Crixás foram surpreendidos pelo acionamento das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Serra Grande. O incidente causou tumulto e medo entre a população, que temeu pelo rompimento das estruturas da barragem administrada pela mineradora Anglogold Shanti.

Após o susto, a mineradora lamentou o ocorrido e classificou o acionamento das sirenes como um "equívoco do sistema de emergência" na barragem Serra Grande. Em comunicado, a Anglogold Shanti também esclareceu que, desde setembro de 2021, a unidade implementou o sistema de deposição de rejeitos a seco, não realizando mais a disposição de rejeitos em polpa na barragem. "A comunidade pode entrar em contato conosco através do nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500, caso tenham alguma dúvida", acrescentou a mineradora em nota.

Diante desse episódio alarmante e da identificação de mais de 100 barragens críticas em Goiás, as autoridades e as empresas do setor devem redobrar os esforços para garantir a segurança das estruturas e evitar possíveis acidentes ambientais. A população, por sua vez, deve estar atenta às orientações das autoridades e ao cumprimento das medidas de segurança estabelecidas para evitar riscos e preservar o meio ambiente.


Barragens Meio Ambiente Semad Crixás Goiás
P U B L I C I D A D E