Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/ERO Boston

Luiz Fernando Moreira é condenado a quase 20 anos de prisão por esganar e espancar a própria mãe até a morte

Brasileiro extraditado dos EUA é condenado por homicídio da mãe em Goiânia

08/07/2023, às 16:11 · Por Redação

O brasileiro Luiz Fernando Moreira de Assunção Oliveira, extraditado dos Estados Unidos da América (EUA), foi condenado por um crime brutal: o homicídio de sua própria mãe em Goiânia. O jovem recebeu uma sentença de 19 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

O crime ocorreu em 4 de maio de 2011, quando Luiz Fernando, segundo os autos do processo, esganou e espancou sua mãe, Beníguida Moreira de Assunção, até causar sua morte. O laudo de exame cadavérico e do local do crime confirmou que a causa da morte foi um hematoma subdural extenso, resultante do espancamento e traumatismo craniano. Os sinais de tentativas de esganadura, com unhas no pescoço, também foram evidenciados.

A defesa de Luiz Fernando informou ao portal G1 Goiás que conseguiu sua liberação para que ele respondesse ao processo em liberdade. No entanto, eles afirmam que perderam contato com o jovem desde então. O Tribunal de Justiça de Goiás esclareceu que inicialmente a pena foi fixada em 20 anos e 5 meses, mas foi reduzida posteriormente para 17 anos e 6 meses. Após um recurso especial do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, a pena final ficou estabelecida em 19 anos e 10 meses.

A polícia de imigração dos Estados Unidos, Immigration and Customs Enforcement (ICE), informou que Luiz Fernando foi admitido na Flórida em julho de 2021. No entanto, em fevereiro deste ano, ele foi considerado um fugitivo estrangeiro e procurado pelas autoridades brasileiras devido à sua condenação. A equipe da polícia de imigração estadunidense notificou os agentes da Enforcement and Removal Operations (ERO) Boston sobre a situação de Luiz, resultando em sua prisão, deportação e retorno ao Brasil na última semana de junho.

Após desembarcar no país, Luiz Fernando foi encaminhado ao presídio de Contagem, em Minas Gerais. A 1ª Vara de Crimes Dolosos Contra a Vida, responsável por sua condenação, já está trabalhando para providenciar sua transferência para Goiânia, onde cumprirá sua pena.

Esse trágico caso de violência familiar serve como um lembrete da importância do combate à violência doméstica e do papel crucial do sistema judiciário em buscar a justiça para as vítimas. A extradição de Luiz Fernando dos EUA demonstra a cooperação internacional na aplicação da lei e no cumprimento das penas impostas pela Justiça brasileira.


Homicídio Extraditado EUA Luiz Fernando Moreira Goiás
P U B L I C I D A D E