Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

No dia 19 de outubro será realizado o Dia "D" da Campanha em todo o país

Campanha contra Sarampo tem o desafio de superar baixa cobertura em Goiás

05/10/2019, às 00:01 · Por Pedro Lopes

Depois de uma falha grave no fornecimento de vacinas por parte do governo federal, começa nesta segunda-feira, 7, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Serão duas etapas, até o dia 25 de outubro, com público alvo de crianças de seis meses a 4 anos, sendo que no dia 19, teremos um dia “D”,  e a segunda, de 18 a 30 de novembro, visando a população entre 20 e 29 anos. 

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizará 150 mil para rotina e 80 mil doses da tríplice viral para a campanha. A cobertura vacinal está baixa em Goiás, e em alguns municípios os índices em crianças está abaixo de 50%. 

Já foram notificados no Estado, 127 casos suspeitos da doença em 37 municípios goianos. Destes, 70 foram descartados e 53 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. 

 A ação a partir de segunda, envolverá mais de 900 salas de vacinação e 1.800 profissionais de saúde. O objetivo da campanha é resgatar não vacinados e completar esquema de vacinação para a Tríplice Viral nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas de 20 a 29 anos de forma seletiva. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, o objetivo é chegar no mínimo a 95% abrangência da campanha nos públicos. “Temos uma cobertura vacinal baixa em todo o Estado e no Brasil está mais baixa ainda. O Ministério d a Saúde priorizou estes grupo devido a elevada incidência da doença nestas faixas etárias nos surtos registrados em 2019 e maior risco de desenvolver complicações”, explica. 


Sarampo Vacina Vacinação Saúde
P U B L I C I D A D E