Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Estado possui 385.155 residências sem ninguém morando e outros 245.234 de uso ocasional. Em 2021, déficit habitacional era estimado em 177 mil moradias

Censo: 1 em cada 8 casas em Goiás está desocupada

06/07/2023, às 15:05 · Por Redação

O Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que um em cada oito domicílios em Goiás está vago. Isso representa um total de 385.155 casas particulares desocupadas, em um universo de 3.306.489 imóveis residenciais no estado. Proporcionalmente, a cidade com o maior número de casas vazias é Campos Verdes, na região Norte, onde um em cada quatro domicílios está desocupado (24,62%). Santa Rita do Araguaia, Morro Agudo, Monte Alegre e Itapirapuã também apresentam índices próximos, com aproximadamente um domicílio vazio para cada cinco existentes.

É interessante observar que os dados do Censo contradizem o déficit habitacional estimado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), do governo estadual, em dezembro do ano passado. O IMB apontou um total de 177.192 famílias em Goiás sem moradia adequada ou em condições precárias. O número de domicílios vazios apontado pelo IBGE seria suficiente para abrigar mais que o dobro desse déficit habitacional.

Os dados do Censo são coletados de forma presencial pelos recenseadores, que visitam os domicílios e identificam os locais sem nenhum morador. O coordenador operacional do Censo em Goiás, Daniel Ribeiro de Oliveira, explica que os recenseadores fazem perguntas para identificar se a pessoa entrevistada morava naquele endereço no dia 1º de referência. Caso não haja nenhum morador presente, o recenseador tenta obter informações sobre outros residentes ou faz retornos posteriores.

Alguns aspectos são considerados para determinar se um imóvel está vago, como a presença de lixo acumulado na porta, mato crescendo, plantas do jardim ressecadas e medidores de energia inativos. Em contrapartida, nos locais com moradores é possível observar sinais como latidos de cachorros, roupas no varal e calçadas varridas. Em prédios, é possível obter essas informações através de porteiros, síndicos ou vizinhos.

Comparando com os dados do último censo em 2010, houve um aumento de 85,5% no número de imóveis vagos em Goiás. Naquela época, foram registrados 207.617 domicílios desocupados, representando 9,38% do total de imóveis residenciais particulares no estado, um índice menor do que os atuais 12%.

Além disso, o Censo 2022 também identificou a existência de 3.636 domicílios em Goiás que são considerados improvisados, ou seja, imóveis comerciais que estão sendo utilizados como residências. Esses dados revelam uma realidade complexa em relação à ocupação e disponibilidade de moradias no estado de Goiás.


Censo 2022 Casa Ocupação Goiás
P U B L I C I D A D E