P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Divulgação

Cristiane Schmidt, ex-secretária de Economia de Goiás, junto a 67 economistas, endossa manifesto a favor da PEC 45, defendendo uma reforma tributária abrangente e destacando os impactos positivos no crescimento econômico e redução de desigualdades

Ex-secretária de Caiado e economistas renomados assinam manifesto em prol da Reforma Tributária

05/07/2023, às 08:47 · Por Redação

A ex-secretária de Economia de Goiás Cristiane Schmidt que ocupou o cargo durante todo o primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), é uma das 67 economistas que assinaram um manifesto a favor da Reforma Tributária, divulgado nesta terça-feira, 4. O texto enfatiza a necessidade urgente de uma reforma tributária e apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, que busca reformular a tributação do consumo por meio da substituição de impostos como ICMS, IPI, ISS, Contribuição para o PIS e Cofins por dois tributos sobre bens e serviços (IBS e CBS), em conformidade com as melhores práticas internacionais.

Além de Cristiane Schmidt, o manifesto conta com a assinatura de nomes proeminentes como os ex-presidentes do Banco Central, Arminio Fraga e Affonso Celso Pastore, e os ex-ministros da Fazenda, Maílson da Nóbrega e Guido Mantega. O documento ressalta que embora não exista uma reforma tributária ideal, os signatários confiam que a aprovação da PEC 45 trará impactos positivos significativos na produtividade e no crescimento do país, além de promover a redução das desigualdades sociais e regionais.

Enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), busca viabilizar a votação da proposta, governadores e prefeitos intensificam suas mobilizações contrárias à reforma. Ronaldo Caiado, uma das principais vozes de oposição à PEC em discussão, esteve em Brasília e teve audiência com deputados federais.

Cristiane Schmidt, que deixou o governo em abril após divergências com Ronaldo Caiado sobre o orçamento estadual, assina o manifesto como ex-secretária da Economia de Goiás e vice-presidente do Conselho dos Secretários de Fazenda (Comsefaz), cargo que ainda ocupa.

O manifesto na íntegra destaca a importância da aprovação da Reforma Tributária em 2023, após 35 anos de debates sobre o tema. Reforçando o amplo debate democrático nos últimos 4 anos, os economistas defendem que a atual conjuntura política, com alinhamento entre o Congresso, Governo Federal, maioria dos Estados, Municípios e setor privado, oferece a melhor oportunidade para deixar um legado de prosperidade, transparência e justiça para o país.


Economia Reforma Tributária Cristiane Schmidt Ronaldo Caiado Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E