Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - UFG

Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG), homenageou os voluntários que realizaram mais de 35 mil testes para Covid-19 durante quase três anos de pand

Laboratório da UFG presta homenagem aos voluntários que atuaram durante pandemia

30/06/2023, às 15:56 · Por Redação

O Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás  (ICB/UFG), prestou uma homenagem aos voluntários que atuaram durante a pandemia e realizou mais de 35 mil testes para Covid-19. O evento ocorreu na manhã de quinta-feira, 29, e ressaltou a grandiosidade dessa iniciativa, que só foi possível graças ao comprometimento dos estudantes, servidores e ao apoio financeiro de diversos projetos, incluindo recursos institucionais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg).

Durante o evento, Juliana Parente, professora do Laces, fez uma retrospectiva dos números alcançados, considerando essa como a maior ação de extensão promovida pelo ICB. Ela destacou que, desde abril de 2020, o laboratório não apenas realizou testes, mas também se envolveu em projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços a preços reduzidos, além de participar de ações de testagem em massa.

"Esses anos me fizeram sentir uma verdadeira servidora pública. Nenhum trabalho realizado até hoje marcou tanto minha carreira e minha vida", emocionou-se a professora. Ela expressou sua gratidão ao então reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e à vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, que se empenharam para que os testes não fossem interrompidos, mesmo diante da escassez de insumos e recursos.

Clayton Luiz Borges, coordenador da ação emergencial no Laces, também se emocionou ao relembrar das dificuldades enfrentadas, especialmente no início da pandemia, quando o panorama da infecção ainda era desconhecido e exigiu coragem de todos os envolvidos. Ele destacou que mais de 100 mil horas de trabalho foram dedicadas a esse projeto e ressaltou como os testes contribuíram para salvar vidas, muitas vezes com a equipe trabalhando durante a madrugada para entregar resultados o mais rápido possível e evitar novas contaminações.

Gustavo Rodrigues Pedrino, diretor do Instituto de Ciências Biológicas, também se emocionou ao lembrar da coragem e dedicação dos voluntários. Ele ressaltou a importância da união de todos e enfatizou que a empatia foi o elemento motivador, sem que nenhum indivíduo se colocasse como protagonista, mas sim como parte de um trabalho coletivo e solidário.

Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG na época e atual diretora da Funape, destacou que o Laces sempre acolheu todas as pessoas que precisavam realizar os testes, enfatizando que além das técnicas, o que marcou essa ação foi a atenção às pessoas em situação de sofrimento. Ela reconheceu a contribuição de cada voluntário na construção da UFG e ressaltou que os frutos dessa iniciativa continuarão a se manifestar.

Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, considerou a homenagem importante, mas insuficiente para refletir a experiência de cada participante do projeto. Ela destacou que a vivência foi marcada pela tensão e pela necessidade de humanidade para fornecer a resposta que a sociedade precisava. Além do conhecimento técnico, a reitora ressaltou a importância das ações articuladas e das lideranças, expressando sua completa gratidão a todos os envolvidos.

Após as falas, uma placa foi descerrada em homenagem aos voluntários, simbolizando o reconhecimento e a gratidão pela dedicação desses heróis anônimos que contribuíram significativamente na luta contra a pandemia.


UFG Laces ICB Homenagem Voluntários Covid-19 Goiás
P U B L I C I D A D E