Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Leandro, da dupla com Leonardo, morreu em 23 de junho de 1998, após uma batalha de dois meses contra um câncer raro

Cantor Leonardo publica homenagem pelos 25 anos da morte de Leandro

24/06/2023, às 15:05 · Por Redação

O cantor Leonardo emocionou seus fãs ao publicar nas redes sociais uma foto lembrando os 25 anos da morte de seu irmão, Leandro. Na sexta-feira, 23, conforme o portal G1 Goiás, o cantor sertanejo compartilhou a imagem dos dois juntos quando eram mais jovens, acompanhada da mensagem: "Eterna Saudade".

Leandro morreu em 23 de junho de 1998, após uma árdua batalha de dois meses contra um câncer raro na região do tórax, em um hospital de São Paulo. Na época, o cantor tinha apenas 36 anos, e deixou uma lacuna na música sertaneja.

A mãe da dupla, Dona Carmem, também morreu em abril deste ano, aos 87 anos. Devota ao catolicismo, ela costumava participar anualmente da Festa do Divino Pai Eterno. Após a partida de Leandro, Dona Carmem deixou alguns itens que pertenciam a ele na Sala dos Milagres, incluindo um violão, sapatos, um terno, fotos, um quadro, CDs e um disco de ouro conquistado pela dupla com Leonardo.

Antes de morrer, Leandro fez um pedido emocionante à mãe: que fundasse uma instituição para ajudar no tratamento de pessoas com câncer. Assim nasceu a Casa de Apoio São Luiz, localizada em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. A instituição oferece suporte e assistência a pacientes diagnosticados com a doença, e conta também com um acervo em homenagem ao cantor.

Luiz José da Costa, o nome de batismo de Leandro, nasceu em 15 de agosto de 1961, em Goianápolis, onde foi criado junto com seus sete irmãos. O cantor era conhecido por sua personalidade simples, extrovertida com os íntimos e reservada com os desconhecidos.

Desde sua época de criança, Leandro e Emival Eterno da Costa, que adotou o nome artístico de Leonardo, já ouviam e se inspiravam nos ídolos Chitãozinho e Xororó, contando com o apoio de seu pai, o lavrador Avelino Virgulino da Costa, que sempre estava acompanhado de um violão.

A Escola Estadual Joaquim Soares da Silva, onde Leandro estudou em Goianápolis, preserva até hoje a ficha com os detalhes de sua vida escolar. Na escola, o sertanejo se destacava nas aulas de história, mas não tanto em matemática, revelando sua paixão pelas ciências humanas desde cedo.


Homenagem Leandro Leonardo Goiás
P U B L I C I D A D E