P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação/Senado

A alteração eliminou 76,4 bilhões de reais da economia esperada em dez anos pelo texto

Kajuru surpreende e vota contra posição de Bolsonaro em matéria de Abono Salarial

04/10/2019, às 00:01 · Por Pedro Lopes

O senador Jorge Kajuru (CDD) votou contrário a posição defendida pela presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ajudou a retirar todas as mudanças que seriam feitas nas regras do abono salarial na reforma da Previdência. A alteração eliminou 76,4 bilhões de reais da economia esperada em dez anos pelo texto. Outros dois senadores goianos, Vanderlan Cardoso (PP) e Luiz do Carmo (MDB) foram leais ao presidente e  votaram por manter o texto original da Reforma da Previdência - prejudicando os trabalhadores. 

A equipe econômica do governo federal saiu derrotada após conseguir apenas 42 votos; quando precisava de 49 dos 81 senadores. 30 parlamentares votaram pela derrubada da proposta, que havia sido aprovada no texto original. A votação em separado desse dispositivo foi solicitada pela bancada do Cidadania, a mesma do Kajuru. 

Treze senadores que haviam apoiado o texto-base da reforma traíram o governo e ajudaram a derrubar a mudança no abono salarial. A lista de infiéis inclui senadores que costumam votar alinhados ao governo, como é o caso do goiano Jorge Kajuru. Líder da maior bancada do Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) foi outro que virou o voto para ajudar a derrubar a mudança.

Também foram favoráveis à reforma, mas contrários à mudança no abono salarial, os senadores Alessandro Vieira (CDD-SE), Alvaro Dias (Podemos-PR), Eduardo Girão (Podemos-CE), Flávio Arns (Rede-PR), Katia Abreu (PDT-TO), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Reguffe (Podemos-DF), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Styvenson Valentim (Podemos-RN).


Jorge Kajuru Luiz do Carmo Vanderlan Cardoso Senado Abono Salarial Reforma da Previdência
P U B L I C I D A D E