Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Senador Chico Rodrigues defendido por Vanderlan Cardoso por ter sido flagrado com dinheiro na cueca durante operação da Polícia Federal em Roraima

Senador defendido por Vanderlan no caso da cueca vira réu no Conselho de Ética

17/06/2023, às 09:10 · Por Redação

Quase três anos após ter sido flagrado com dinheiro escondido na cueca durante uma operação da Polícia Federal em Roraima, o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) se tornou réu no Conselho de Ética do Senado. O relator designado para o caso será o senador Renan Calheiros (MDB-AL). À época do ocorrido, Rodrigues era vice-líder do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas agora está filiado ao PSB, partido aliado do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O episódio em que Chico Rodrigues foi pego com dinheiro na cueca gerou ampla repercussão e causou indignação na opinião pública. Na ocasião, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) havia defendido seu colega de parlamento, afirmando que "não há nada que desabone Rodrigues”. Ele também cobrou ao presidente do Senado à época Davi Alcolumbre, que “tomasse providências ao dar amparo legal ao nosso amigo e companheiro”.

No entanto, o desenrolar dos acontecimentos levou à abertura de um processo no Conselho de Ética para investigar a conduta do senador. Agora, com a designação do senador Renan Calheiros como relator do caso, haverá uma análise das circunstâncias que envolveram o flagrante de Chico Rodrigues com dinheiro na cueca. O Conselho de Ética é responsável por avaliar a conduta dos parlamentares e tomar as medidas cabíveis diante de eventuais infrações éticas.

O caso de Chico Rodrigues ganha ainda mais relevância por conta de sua mudança partidária. Antes vinculado ao governo Bolsonaro, ele atualmente está filiado ao PSB, partido aliado ao governo Lula. A inclusão de Rodrigues no Conselho de Ética representa um desafio para o partido, que terá que lidar com as consequências políticas desse processo. Vale ressaltar que o processo no Conselho de Ética representa uma oportunidade para que os fatos sejam esclarecidos e para que a sociedade possa acompanhar a atuação dos órgãos responsáveis pela fiscalização dos parlamentares.


Política Dinheiro na Cueca Vanderlan Cardoso Chico Rodrigues Senado
P U B L I C I D A D E