Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - Polícia Civil

Dados são da Delegacia do Idoso e revelam que são os parentes mais próximos que maltratam e abusam dos pais e avós

Até 15 denúncias de maus tratos a idosos são registradas por dia em Anápolis

08/06/2023, às 12:01 · Por Redação

Junho é o mês de combate à violência contra a pessoa idosa e, segundo dados revelados pelo titular da Delegacia do Idoso de Anápolis ao Portal 6, Manoel Vanderic, mostram que são registrados até 15 denúncias de maus tratos por dia no município. Ele diz que na grande maioria dos casos, são os parentes mais próximos que maltratam e abusam dos pais e avós.

“Os agressores, 99%, filhos, netos ou parentes próximos, que se apropriam da aposentadoria, agridem psicologicamente, fisicamente, e até sexualmente”, revela Vanderic, ao acrescentar que a reincidência dos casos e alta, além da ineficácia das medidas protetivas. O delegado explica que na maior parte das vezes as denúncias não partem da vítima por conta da relação de proximidade com o agressor.

O delegado Vanderic revela que nem sempre prisões e multas são as melhores soluções para os casos. Quando o autor é detido, por causa da relação de dependência, há situações em que o próprio idoso contrata um advogado para tentar reverter a situação. “E quando a pena é pecuniária, as vezes pelo afeto, o próprio idoso acaba fazendo empréstimos e se endividando para conseguir o dinheiro”, conclui. 


Delegacia do Idoso Denúncias Anápolis Goiás
P U B L I C I D A D E