Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

Prefeitura entregou a requalificação total da Praça Pindorama, no Jardim Novo Mundo

Obras de requalificação do Cais Novo Mundo marcam novo mutirão

30/09/2019, às 00:01 · Por Eduardo Horacio

Neste fim de semana, 28 e 29 de setembro, o Mutirão da Prefeitura, em sua 28ª edição, movimentou o Conjunto Riviera e mais 26 bairros da região Leste de Goiânia. Os estandes, montados na Rua 14, esquina com Rua 14-A, receberam cerca de 20 mil pessoas. Mais de 40 mil atendimentos foram prestados à população nos dois dias da grande frente de serviços. Prefeitura de Goiânia e Estado de Goiás ofertaram 165 serviços públicos aos moradores da região.

Na manhã do sábado, 28, o prefeito Iris Rezende e a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, inauguraram a requalificação do Cais do Jardim Novo Mundo. A unidade passou por ampla reforma em toda sua estrutura física para adequar-se ao padrão de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Prefeitura investiu cerca de R$ 300 mil na reforma do Cais, que possui área de 2.301 m² e conta com salas de reidratação, enfermarias, reanimação, urgência odontológica, consultórios médicos, sala de eletrocardiograma, medicação e curativos, laboratório, classificação de risco, Raio X, administração, almoxarifado,depósito de medicamentos, sala de tele agendamentos e serviço social, sala de imunização,consultórios odontológicos, escovódromo e sala de atendimento ao idoso. Os serviços foram realizados pela Seinfra.

Para o prefeito Iris Rezende, a reconstrução do Cais vai melhorar substancialmente as condições de trabalho dos profissionais médicos daquela unidade e vai permitir uma melhor prestação de serviços à comunidade. “Além da melhoria das condições físicas do prédio, investimos no aparelhamento tecnológico da unidade e assim teremos uma amplitude maior de atendimentos à população”, explicou.

A secretária Fátima Mrué lembra que, ao passo que o município adapta a estrutura da unidade às normativas do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde pode pleitear recursos para habilitação e qualificação da unidade, que chegam até R$ 250 mil mensais. Segundo ela, o primeiro passo foi separar urgência de atendimentos ambulatoriais e daí em diante criar as condições físicas para que o Cais possa ser alçado à condição de UPA.

“Fizemos todas essas adequações e vamos, agora, solicitar a visita do Ministério da Saúde. Com essa reconstrução, nós ampliamos a capacidade de atendimento da unidade para, aproximadamente, 5 mil atendimentos/mês”, frisou.

Além da obra de requalificação do Cais Novo Mundo, por ocasião do Mutirão, a Prefeitura entregou a requalificação total da Praça Pindorama, no Jardim Novo Mundo. A Escola Municipal Silene de Andrade também passou por reformas. A unidade é uma das escolas de tempo integral da Rede e atende 173 alunos dos Ciclos I e II. Os serviços de reforma foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), com recursos do programa Escola Viva.

As ruas 13, 14 e 14-A, no conjunto Riviera, foram recapeadas, assim como a Rua Maracajá, no Residencial Vale do Araguaia. A Praça João Paulo I, no jardim Novo Mundo, foi revitalizada e agora conta com quadra de areia para a prática de esportes. Outras três praças da região também foram revitalizadas por ocasião do Mutirão da Prefeitura.

Nos estandes, a população buscou os mais variados serviços oferecidos pelas duas esferas de governo. A Prefeitura de Goiânia colocou cerca de 120 serviços à disposição da população, em todas as suas áreas de atuação. Já o Governo de Goiás, que integra as atividades dos mutirões há seis edições, levou 45 de seus serviços para os moradores da região Leste de Goiânia.


Mutirão Prefeitura de Goiânia Revitalização Iris Rezende
P U B L I C I D A D E