Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Atualmente, a frota da Comurg é própria e conta com 46 caminhões, sendo que 17 destes estariam acima da vida útil

Prefeitura de Goiânia lança edital para alugar 30 caminhões de lixo por 5 anos

24/05/2023, às 18:55 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia publicou edital para alugar 30 caminhões para coleta de lixo por cinco anos, incluindo motoristas. Chama a atenção que o lançamento do edital acontece mesmo a administração pretendendo repassar o serviço para uma empresa particular ainda no segundo semestre deste ano.

Atualmente, a frota da Comurg é própria e conta com 46 caminhões, sendo que 17 destes estariam acima da vida útil. São 37 caminhões com compactador de lixo de 15 metros cúbicos e nove com compactador de 19.

O edital prevê a locação de 30 veículos do primeiro tipo, pois parte da frota foi adquirida em 2014, em um convênio da Prefeitura com o governo estadual, ainda na gestão do prefeito Paulo Garcia. O restante da frota é de 2019/2020, comprada por meio de empréstimo financeiro na administração de Iris Rezende.

A companhia disse ao jornal O Popular que, por causa da situação destes veículos com mais uso, a frota está aproximada em 70% do mínimo necessário. No edital, a Comurg também afirma não possuir número suficiente de motoristas para a operação de coleta. Por isso, a empresa vencedora forneceria estes profissionais.

O edital prevê a abertura das propostas no dia 7 de junho e não se fala da possibilidade de rompimento do contrato caso a Comurg deixe de fazer a coleta de lixo.

No dia 4 de maio, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) recomendou a suspensão da licitação para terceirização de serviços de coleta de lixo, seletiva, remoção de entulhos, varrição mecanizada e gestão do aterro sanitário, apontando diversas irregularidades no edital. Uma delas com sobrepreço no cálculo dos custos da varrição. A prefeitura no mesmo dia anunciou a suspensão.


Comurg Caminhões Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E