Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Romaria do Divino Pai Eterno acontece de 23 de junho a 2 de julho e a Prefeitura de Trindade divulgou três dias de shows

Confira a programação de shows e os detalhes da Romaria do Divino Pai Eterno de 2023

14/05/2023, às 08:02 · Por Redação

A Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade é um evento religioso de grande importância para os fiéis católicos do Brasil. Realizada todos os anos em junho, a romaria atrai milhares de peregrinos que vêm de todo o país para visitar a Basílica do Divino Pai Eterno e celebrar a sua fé. O evento, este ano, acontece entre os dias 23 de Junho até 2 de Julho com o tema “O Pai Eterno nos Chama e Envia”.

A Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, é um dos principais destinos religiosos do Brasil. Durante a romaria, os fiéis caminham até a Basílica em busca de bênçãos e graças. Muitos fazem o percurso a pé, percorrendo centenas de quilômetros, enquanto outros utilizam meios de transporte como carros, ônibus e bicicletas. O objetivo é demonstrar a sua devoção e gratidão ao Divino Pai Eterno.

A festividade acontece no período de Pentecostes, que é cinquenta dias após a Páscoa. Durante a celebração, são realizadas diversas atividades religiosas, como missas, novenas, procissões e orações, além de muitas manifestações culturais, como apresentações de grupos folclóricos, shows musicais e barracas de comidas típicas.

Ao todo, serão realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Durante a semana da romaria, a cidade se transforma em um grande centro de devoção e devoção, com barracas de comida, lojas de lembranças e shows de música.

Shows

A Prefeitura de Trindade divulgou a programação de shows deste ano e terá apresentações de Gian e Giovani, no dia 29 de junho; Di Paullo e Paulino e Jiraya Uai, no dia 30 de junho; Lauana Prado e Vinícius Cavalcante, no dia 1 de julho; Rodrigo Bravo e Juliano Reys durante todos os dias. A festa acontece no Carreiródromo e a entrada será  2Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade.

História da Devoção

Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Segundo a tradição, após algum tempo, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis, a mais de 120 km de distância de Trindade, para restaurar o Medalhão encontrado. No entanto, ao invés disso, o artista plástico Veiga Valle fez uma imagem, em madeira, de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para pagar pelo objeto sagrado, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da imagem e voltou a pé para Trindade, tornando-se, assim, o primeiro romeiro. Ele foi recebido em festa por todos da cidade e, naquele momento, surgiu também o motivo da tradicional peregrinação ao Santuário.

Desenvolvimento

Trindade é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do País e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A devoção ao Divino Pai Eterno, que existe há mais de 180 anos, nasceu, se consolidou e tem crescido a partir de Goiás. Assim, há um fortalecimento da própria história goiana e da tradição que tem atingido todo o Brasil e até outros países. Trindade apresenta, nos âmbitos nacional e internacional, a cultura, religiosidade, atrativos e potencialidades do estado.


Romaria Divino Pai Eterno Shows Trindade Goiás
P U B L I C I D A D E