Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro de 2023

Mais de 83 mil inscritos serão isentos de taxa de inscrição do Enem em Goiás

10/05/2023, às 09:20 · Por Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)divulgou, nesta segunda-feira (8), os resultados das aprovações dos pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No total, 2,4 milhões de solicitações foram aprovadas no País. Em Goiás, 83.551 estudantes poderão realizar a prova gratuitamente. O prazo para recursos em relação às isenções negadas termina nesta sexta-feira (12). Os resultados podem ser acessados na Página do Participante, no site do exame. Mesmo com a aprovação da isenção, a inscrição na prova ainda é obrigatória.

O período de inscrições será entre 5 e 16 de junho, com as duas etapas do exame sendo realizadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Durante as inscrições em junho, os concluintes do ensino médio em escola pública declarada ao Censo Escolar também terão a oportunidade de solicitar a isenção da taxa e realizar a prova gratuitamente, em caso de aprovação. Critérios A participação gratuita no Enem 2023 está prevista para pessoas que se enquadram em pelo menos um dos seguintes perfis determinados pelo Inep: além do público-alvo supracitado, também se aplicam ao caso estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em colégios privados, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980); e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Também elegíveis à isenção de taxa da prova se encontram aqueles que foram isentos do Enem 2022, mas não puderam comparecer aos dois dias do exame, mediante justificativa de ausência. Neste caso, será preciso acessar a Página do Participante no site da avaliação, selecionar a aba Recurso, e anexar um documento que provaria a inviabilidade de realizar a prova, como um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo. Caso contrário, a pessoa inscrita perderá o direito de participar do Enem 2023 gratuitamente.


Goiás Isenção Enem
P U B L I C I D A D E