Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Gayer também foi denunciado na Polícia Federal, no MPGO e no MPF

Bancada do PT na Alego protocoliza denúncias contra Gayer por demissão de professora

09/05/2023, às 20:37 · Por Redação

A bancada de deputados estaduais do PT-GO, apresentou uma denúncia na Câmara dos Deputados contra deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL) após demissão de uma professora de história da arte, que preferiu não se identificar, foi demitida do Colégio Expressão, em Aparecida de Goiânia, após o deputado criticá-la, nas redes sociais, por ela usar uma camiseta com a frase de um artista plástico renomado.

A expressão na camiseta faz alusão à obra 'Seja marginal, Seja herói', de Hélio Oiticica, um dos mais importantes artistas brasileiros a partir de 1950 e que a professora frequentemente trabalha em sala de aula por ser tema de questões de vestibular.

“Defendemos a educação, os (as) professores(as) e o debate franco e aberto de ideias, mas não admitiremos que pessoas sem ética utilizem a prerrogativa de foro para produzir fake news que prejudicam toda a sociedade e os nossos jovens”, declarou a bancada.

Além da denúncia no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Gayer também foi denunciado na Polícia Federal, no MPGO e no MPF.

Participam da denúncia o SINPRO (Sindicato dos Professores do Estado de Goiás), o Núcleo Goiás da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), a ABRAPO (Associação Brasileira de Advogados do Povo) e o suplente de deputado Estadual pelo PT, Fabrício Rosa.

A obra de arte do autor Hélio Oiticica datada de 1968, em que o artista retratava o que era chamado de cultura marginal, como forma de protestar contra os abusos e excessos cometidos durante a Ditadura Militar.

"Inclusive, a referida obra ganhou destaque nacional e internacional quando, em 1968, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes aderiram à campanha “seja marginal seja herói”, como forma de combater a ditadura, tanto que os dois primeiros foram exilados e perseguidos, o que é fato público e notório", cita um trecho da da a representação ao Conselho de Ética



Gustavo Gayer Educação Hélio Oiticica
P U B L I C I D A D E