Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - SMS Goiânia

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, a maioria das mortes por gripe no Estado é de pessoas com menos de 50 anos

Dia D de vacinação facilita acesso ao imunizante contra Influenza em Goiás

06/05/2023, às 18:39 · Por Redação

A campanha contra a Influenza já está disponível para a vacinação de todas as pessoas acima de seis meses de vida. Além disso, os 246 municípios de Goiás também já receberam as doses e estão aguardando a população. O objetivo dessa campanha é facilitar o acesso à vacinação para quem não tem tempo de procurar os postos durante a semana. Por isso a criação do Dia D de vacinação, que visa facilitar o acesso ao imunizante em Goiás.

Além das pessoas do grupo prioritário, as doses estão disponíveis para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. Em Goias, são mais de 900 salas de vacinação disponíveis à população. Em Goiânia, por exemplo, foram disponibilizadas 67 salas de vacinação. O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, contou que expectativa é superar todos os número de vacinação para essa campanha e alcançar o maior número de pessoas.

Os locais de vacinação em Goiânia podem ser conferidos no site da Prefeitura. A ampliação acontece diante da preocupação de que pessoas mais jovens estão morrendo por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Até o momento, 16 pessoas já morreram por Influenza no Estado.

Em Goiânia, foram quatro mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo três por Influenza B, e uma por H1N1. Dentre eles, uma criança menor de um ano, uma de dez anos e dois idosos. A dose bivalente da Covid também está liberada para todos os públicos e pode ser aplicada do mesmo dia da vacina contra gripe.

Goiás

Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) mostram que a maioria das mortes por gripe em Goiás é de pessoas com menos de 50 anos. A última atualização divulgada neste sábado, 6, registrou 18 mortes pela doença no estado este ano. Delas, apenas seis são de idosos acima de 60 anos. De acordo com a pasta, as vítimas são quatro bebês com menos de 2 anos, três crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, um jovem entre 20 e 29 anos, três adultos entre 40 e 49 anos, uma pessoa entre 50 e 59 anos e seis idosos com mais de 60 anos.

Segundo dados da SES, sete pessoas morreram depois de contrair Influenza B da variante Victória, outras sete morreram infectadas por H1N1, duas com a linhagem não identificada da influenza A e duas mortes foram causadas por influenza B de uma linhagem também não identificada.


Vacinação Gripe Influenza Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E