P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Jucimar de Sousa

Goiânia antecipa vacinação contra Influenza para população em geral nesta quinta-feira, 4, as doses estão disponíveis em 73 salas, que funcionam de 8h às 17h

Goiânia disponibiliza vacina contra Influenza para população em geral a partir desta quinta-feira, 4

04/05/2023, às 13:16 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já iniciou vacinação contra Influenza para população em geral, desde às 13h desta quinta-feira, 4. Com a liberação, qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode tomar a vacina. As doses estão disponíveis em 73 salas de vacinas do município, que funcionam de 8h às 17h.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacinação dos grupos prioritários iria até 31 de maio. “Estamos antecipando para a população em geral, porque Goiânia tem estrutura e vacinas suficientes e, principalmente, pela quantidade de casos e óbitos já registrados. E, também, porque o período mais crítico para a doença se aproxima e a população precisa estar protegida", explica o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Embora a cobertura vacinal contra Influenza em Goiânia já tenha atingido 30,41% do público-alvo, índice acima do nacional que gira em torno de 25%, a SMS tem adotado medidas para ampliar o número de pessoas imunizadas. Desde o início da campanha, em 04 de abril, o município já aplicou 152.812 doses.

“Além das 73 salas que funcionam durante a semana, e das três nos finais de semana e feriados, estamos realizando a vacinação extramuros. Já foram aplicadas 11 mil doses da Influenza em trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento, de educação e do transporte público, todos em seus locais de trabalho. Além disso, no sábado, teremos o Dia D de Vacinação”, anuncia o secretário.

Para mais informações sobre a imunização contra Influenza em Goiânia, acesse: www.goiania.go.gov.br/vacinacao-h1n

Mortes
Até o momento, 16 pessoas já morreram por influenza em Goiás. A mais recente vítima foi uma idosa com mais de 60 anos. Ela estava infectada com a variante H1N1 da influenza A. Ainda não há informações sobre o perfil dela, como se ela possuía comorbidades.Outras cinco pessoas morreram depois de infectar com H1N1. Duas pessoas morreram com a linhagem não identificada da influenza A. Sete morreram depois de contrair influenza B da variante Victória e um por influenza B de uma linhagem que não foi identificada.

As vítimas destes outros tipos de gripe são três crianças com menos de dois anos, três pessoas entre 10 e 19 anos, uma entre 20 e 29, três entre 40 e 49 anos, uma entre 50 e 59 e quatro idosos com mais de 60 anos. Ainda de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, três mortes aconteceram em Goiânia e outras três em Senador Canedo, duas em Jataí e Catalão, e uma nas cidades de Nova Roma, Abadiânia, Catalão, Ipameri, Guapó e Iporá. Sobre os casos já registrados, 199 de influenza já foram confirmados neste ano em Goiás.


Vacinação Gripe Influenza Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E