Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Fatores econômicos e degradação local são apontados como causas principalmente no Centro e em Campinas

Sindilojas-GO aponta que dois em cada cinco pontos comerciais estão fechados em Goiânia

02/05/2023, às 16:20 · Por Redação

A realidade do comércio em Goiânia foi comprovada por um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), no último mês de fevereiro, que mostrou que duas em cada cinco lojas do comércio da capital estão fechadas.

O problema, que começou com a pandemia, acabou sendo agravado por outros fatores econômicos e estruturais. De 4.532 pontos comerciais em regiões como o Centro e Campinas, além de avenidas como Mutirão, Independência, Assis Chateaubriand e Bernardo Sayão, cerca de 45% estão fechados.

As causas começam com a falta de uma reforma tributária e passam até pela falta de qualificação e sintonia entre trabalhadores e empregados.Também existe a barreira do alto preço dos alugueis, que não acompanharam a queda no faturamento das empresas.

O presidente do Sindilojas-GO disse ao Jornal O Popular que os  juros altos têm sido outro grande empecilho ao crescimento das vendas e também à busca das empresas por crédito. “Os empréstimos se tornaram praticamente inviáveis com as taxas atuais“, avalia. Outro problema é a desestruturação de regiões que antes eram muito frequentadas pelas famílias goianienses, como o Centro e Campinas. Os lojistas reclamam de problemas como a falta de estacionamento e de segurança nas ruas, o que afugentaria os compradores. “As obras do BRT também foram um verdadeiro assassinato do comércio do Centro, pois se prolongaram muito além do previsto”, adverte.


Comércio Centro Prefeitura de Goiânia Sindilojas
P U B L I C I D A D E