Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Em busca de tornar o ambiente escolar mais seguro, o Governo de Goiás investiu R$ 1,8 milhão para melhorar a segurança no ambiente escolar

Ação efetiva de Caiado contra violência nas escolas impede novos ataques

28/04/2023, às 20:46 · Por Redação

As medidas emergenciais realizadas pelo governador Ronaldo Caiado foram essenciais para combater a onda de ameaças às escolas. Reportagem publicada pelo jornal O Popular, nesta sexta-feira, 28, mostrou que desde o último dia 19, nenhuma ‘mensagem de violência’ foi registrada pelas escolas públicas e privadas em Goiás.

 

“Escola é ambiente de paz, para as pessoas deixarem os filhos e saberem que estarão bem cuidados”, afirmou Caiado ao anunciar a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar no estado de Goiás. O pacote de medidas que promove segurança e acolhimento às crianças e professores foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e sancionado logo em seguida pelo governador.

 

Dentre as principais atribuições da lei está a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades de ensino, utilização de detectores de metais, campanhas de combate ao bullying no ambiente escolar, vigilância das redes sociais e responsabilização dos pais e/ou responsáveis de alunos e das plataformas de conteúdos digitais que promovam cyberbullying. 

 

Integração

O jornal O Popular também mostrou os efeitos da mobilização entre as instituições públicas no momento de total atenção à segurança escolar. O Ministério Público (MP-GO) criou um grupo de trabalho (GT) de prevenção à violência nas escolas. As forças policiais agiram efetivamente na apuração das mensagens e desde então, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) apreendeu 55 adolescentes por incitar ou ameaçar ataques em escolas por meio das redes sociais.

 

Em busca de tornar o ambiente escolar mais seguro, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destinou ainda R$ 1,8 milhão aos Conselhos Escolares das Instituições de ensino para aquisição de detectores de metais portáteis e reforço do monitoramento eletrônico. “É fundamental darmos condições de uma boa formação, segurança e capacidade aos nossos jovens”, finalizou o governador Ronaldo Caiado.


Educação Segurança Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E