Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Sobe para 13 o número de mortos por Influenza em Goiás; conforme a Secretaria de Estado de Saúde, ainda na há informações do perfil da vítima

Sobe para 13 o número de mortes por gripe em Goiás

26/04/2023, às 09:59 · Por Redação

Subiu para 13 o número de mortes por influenza em Goiás. O último registro é de uma pessoa que estava infectada com Influenza B Victória. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) ainda não divulgou o perfil da vítima. Além dela, outras seis pessoas também morreram após contraírem o mesmo vírus. Os outros cinco registros são de H1N1 e um por influenza B de uma linhagem que não foi identificada. As vítimas são uma criança com menos de dois anos, duas pessoas entre 40 e 49 anos, uma entre 50 e 59 e um idoso com mais de 60 anos.

A baixa procura pela vacina da gripe e as mudanças climáticas preocupam as autoridades. Dez dias depois do início da vacinação, apenas 3,5% da população prioritária se vacinou. A meta é atingir 90% do público-alvo, que envolve crianças até seis anos, idosos e profissionais da saúde, por exemplo. Outra preocupação é que muitas vezes a influenza evolui para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Em 2022, Goiás registrou 15 mil casos do tipo e 184 mortes.

Conforme os últimos dados da vacinação contra a gripe Influenza em Goiás, há, por parte das autoridades em saúde, preocupação pela baixa procura pelo imunizante. O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio. Já os grupos prioritários serão imunizados até o dia 31 de maio.

Vale lembrar que a vacinação está disponível para:
- Todas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Para os maiores de 6 anos, quando possui comorbidades (deficiência permanente, Síndrome de down (trissomia 21) e Autistas)
- Pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas, ou fora das terras indígenas (Venezuelanos); ribeirinhos e quilombolas
- Forças Armadas de Segurança e Salvamento
- Profissionais de transporte coletivo, caminhoneiros e portuários
- Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade


Influenza Gripe Casos Vacinação Srag Goiás
P U B L I C I D A D E