Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Joedson Alves - Agência Brasil

Julgamento foi iniciado na última terça-feira, 18, e o goiano Éder Parecido Jacinto está na primeira leva de denunciados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília

Goiano faz parte da lista dos 100 primeiros denunciados pelo STF por atos de 8 de janeiro

23/04/2023, às 14:02 · Por Redação

Um goiano está na lista dos 100 primeiros denunciados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deu início, na última terça-feira, 18, ao julgamento das primeiras pessoas que participara dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal. No total, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.390 pessoas.

Na lista em consta como réu o nome do goiano Eder Parecido Jacinto, que mora em Redenção do Pará, mas é de Petrolina de Goiás, onde já teve serralheria, consta também nomes de advogados, professores, veterinários e empresários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), todos acusados de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Conforme a coluna Giro, do jornal O Popular, a família de Eder Parecido Jacinto tradicionalmente participa da Romaria dos Carreiros de Trindade. Ele foi preso no Congresso e é denunciado por participar do quebra-quebra. A defesa alegou que não há provas de cometimento de crimes.

Nesta primeira leva de julgamentos, são analisados os casos de pessoas que ainda estão detidas, já que investigados presos têm prioridade sobre os demais. Atualmente, 294 pessoas estão encarceradas em decorrência dos atentados de 8 de janeiro. As análises ocorrerão até 24 de abril.

Os denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.


STF Atos Antidemocráticos 8 de janeiro Denunciados Três Poderes Brasília Distrito Federal Goiano
P U B L I C I D A D E