Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Mudança é temporária e quer diminuir sentimento de histeria coletiva entre os pais

Estudantes serão proibidos de usar mochilas nas escolas municipais de Goiânia

19/04/2023, às 12:31 · Por Redação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia suspenderá temporariamente o uso de mochilas pelos estudantes que cursam a partir do 5º ano do ensino fundamental.

A medida tem como intuito diminuir o sentimento de histeria coletiva que atinge os pais de diversos alunos.  “Entre os alunos que cursam do 5º até o 9º ano, que têm entre 10 e 14 anos, o controle das mochilas é mais difícil. Ou fazíamos isso ou teríamos que vistoriar mochila por mochila, o que iria causar um transtorno muito grande”, explica o secretário de Educação, Wellington de Bessa. 

O texto do ofício também define que todas as unidades da rede “precisam trabalhar diariamente na conscientização dos estudantes e famílias em relação à educação midiática para não nos tornamos reféns de notícias que geram pânico”.

Além disso, o documento estabelece que todas as unidades sejam orientadas pela Superintendência Pedagógica a “intensificar as ações e projetos pedagógicos para a disseminação da cultura de paz, o fortalecimento da conscientização e a identificação de práticas desencadeadoras de violências.” Para isso, a SME lançará o projeto “Por uma Cultura de Paz” começando com o ‘dia D’, na próxima quinta-feira (20), quando será realizado um ato pela paz em todas as unidades. Serão propostas ações de mobilização da comunidade escolar para esse projeto. “Além de garantir a segurança nas escolas, temos promovido diálogos junto aos pais e alunos para explicar sobre este momento delicado e evitar essa onda de informações falsas que tem como objetivo causar pavor social e uma onda de terror”, destaca o titular da pasta.


Estudantes Mochilas Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E