Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Quinta morte por gripe em Goiás é confirmada pela SES; moradora de Iporá, a vítima é uma mulher de 43 anos e sem registro de comorbidades

Quinta morte por gripe em Goiás é confirmada pela SES

18/04/2023, às 15:00 · Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou, na tarde desta terça-feira, 18, a quinta morte por gripe no estado em 2023. Trata-se de uma mulher, que não tem registro de comorbidade, de 43 anos, e moradora de Iporá. As outras quatro vítimas confirmadas do vírus Influenza têm idade entre 5 meses e 20 anos. Conforme a SES-GO, exames de laboratório apontaram que a mulher foi vítima do Influenza tipo A, subtipo H1N1.

Quanto aos outros casos, dados da pasta mostram que as outras quatro vítimas - um jovem de 15 anos, um de 20 anos, uma bebê de 5 meses e outro menor de 2 anos, foram acometidos pelo tipo B do vírus, subtipo Victoria. Ao jornal O Popular, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, disse que os óbitos registrados em Goiás, neste ano, comprovam que o vírus Influenza “está circulando em uma faixa etária mais jovem”, fato, que como ela explica, chama a atenção dos pais para vacinarem seus filhos com idade a partir de 6 meses e até 5 anos.

Vacinação
Ao fazer um balanço da vacinação contra a gripe Influenza em Goiás na última desta sexta-feira, 14, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, não escondeu a preocupação pela baixa procura pelo imunizante. Em razão do aumento de casos de Srag, a SES antecipou em uma semana a campanha de vacinação, mas somente 3,5% do público-alvo compareceu aos postos, cerca de 73 mil pessoas de um universo de 2,5 milhões de goianos aptos. Não haverá escalonamento para vacinação, todas as pessoas dos grupos elegíveis podem se dirigir a um dos 965 postos instalados no Estado em qualquer período da vacinação.

O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio. Os grupos prioritários serão imunizados até o dia 31 de maio. São eles: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.  


Saúde Influenza Gripe Vacinação Iporá SES Goiás
P U B L I C I D A D E