Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Clube de tiro que dava curso para crianças suspende aulas; recomendação do Ministério Público proíbe, ainda, quaisquer atividades dessa natureza voltada ao público infantil

Clube de tiro que dava curso para crianças suspende aulas

15/04/2023, às 14:15 · Por Redação

O clube de tiro de Jataí, na Região Sudeste de Goiás, que dava curso para crianças suspendeu o “Projeto Hunter Atirador Mirim” por tempo indeterminado, após recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Uma nota foi publicada nas redes sociais pelo ‘Clube de Caça e Tiro Hunter’ anunciando o fim das aulas.

Entres os motivos para a suspensão estão os recentes atos criminosos em escolas e o posicionamento do MP de Goiás. O clube informou também que repudia qualquer forma de violência e ódio. As postagens que mostravam as crianças empunhando armas foram apagadas. As publicações foram bastante criticadas nas redes sociais. 

As fotos mostravam cerca de 15 meninos de em média 7 anos manuseando airsoft, tipo de arma de pressão. Por lei, o uso da arma de airsoft é permitido para a prática de tiro desportivo e a venda pode ser feita legalmente para maiores de 18 anos.

Na portaria do Exército que define as armas como de pressão consta ainda que elas devem apresentar marcação na extremidade do cano na cor laranja fluorescente ou vermelho vivo. Isso porque, visualmente, o objeto é similar a uma arma de fogo e a marcação visa distinguir os armamentos.

Na avaliação de especialistas, a prática é "preocupante" e "assustadora" porque é uma forma de ensinar as crianças a mexerem em arma de fogo, mesmo se tratando de uma replica. Em seu posicionamento, o Ministério Público apontou que as atividades do clube voltadas ao público infantil iam “em contrariedade ao princípio da proteção integral aos direitos das crianças e dos adolescentes e ao seu desenvolvimento saudável”.


Clube de Tiro Crianças MP Jataí Goiás
P U B L I C I D A D E