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Goiânia, 29/05/24
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Visto inicialmente como a possibilidade de ligação entre os terminais Recanto do Bosque e Veiga Jardim, CMTC agora planeja demanda entre trechos, sem existência de uma linha única

BRT não terá mais a possibilidade de integrar Goiânia a Aparecida com apenas um ônibus

12/04/2023, às 09:14 · Por Redação

O BRT Norte-Sul terá seis linhas no corredor exclusivo quando entrar em operação no final de julho deste ano. Diferente do que ocorre no Eixo Anhanguera, que cruza Goiânia no sentido leste-oeste, no BRT não haverá a opção de trafegar por todo o corredor com apenas um ônibus.

As informações foram repassadas durante a inauguração do Terminal Paulo Garcia nesta última terça-feira, 11. Uma homenagem ao ex-prefeito, que esteve à frente do Paço Municipal entre abril de 2010 e dezembro de 2016. Ele foi responsável pelo projeto e início das obras do BRT Norte-Sul.

O local será um Hub para o transporte coletivo, por estar localizado entre diversos pontos geradores de viagens, como a Rua 44, Terminal Rodoviário, Praça do Trabalhador, Câmara Municipal e outros. Ele foi montado em conceito aberto, não haverá catracas para entrar no terminal e as validações das passagens serão realizadas dentro dos ônibus, pela porta mais próxima ao motorista. Além das linhas do BRT Norte-Sul a partir de julho, até lá, o terminal receberá outras 19 linhas que partem de diversas regiões, como do Parque Atheneu, Residencial Aruanã, Vale dos Sonhos, Garavelo e Trindade.

A operação está planejada com base na demanda pelos trechos entre os terminais que compõem o projeto, de modo que o trajeto mais longo será entre o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, e o Terminal Paulo Garcia, no Centro de Goiânia, após a Praça do Trabalhador, somando um total de 17,6 quilômetros de extensão.

Ao todo, duas linhas atenderão o tramo norte, sendo uma a partir do Terminal Recanto do Bosque e outra do Terminal Perimetral, e quatro o sul, em que duas saem do Terminal Veiga Jardim, uma do Terminal Cruzeiro e uma do Parque Atheneu. Além disso, duas linhas serão no modelo semiexpressa, o que significa que em um sentido ela realizará paradas em apenas alguns locais e na volta será uma linha direta, ou seja, sem realizar o embarque e desembarque de passageiros. Esse sentido vai variar de acordo com o pico da manhã ou da tarde e a depender da linha.

A operação está planejada para ser realizada por 62 ônibus de 14 metros de comprimento, equipados com ar-condicionado e portas dos dois lados, o que vai permitir o embarque tanto nas plataformas do corredor quanto nos pontos de ônibus convencionais e nos terminais, sem a necessidade de adaptações. A estimativa é que os ônibus rodem com uma velocidade entre 22 a 26 km/h, o que gerará um ganho de 30% a 40% no tempo de viagem.

Já a frequência entre um ônibus e outro vai depender do local de saída. Nos terminais Veiga Jardim, Cruzeiro e Isidória será um veículo a cada 3 minutos, já no Paulo Garcia e Perimetral, a cada 4 minutos, e no Recanto do Bosque a diferença será de 5 minutos. Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, garante que os veículos estarão prontos para a operação do BRT. Sobre a operação, ele afirma ainda que o planejamento distribuiu as seis linhas radiais pela demanda ao longo do corredor e que será papel da companhia avaliar o andamento da situação e a realização de modificações, se necessárias, como já ocorreu com o Eixo Anhanguera.


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