Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Força-tarefa conta com 800 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que acompanham entrada e saída dos alunos

Rogério Cruz lança operação nas escolas com detectores de metais, botão do pânico e inspeção de mochilas

12/04/2023, às 12:06 · Por Redação

O prefeito Rogério Cruz anunciou nesta quarta, 12, operação nas escolas e CMEI's de Goiânia para garantir a segurança das crianças e alunos com uso de detectores de metais nas portarias das unidades e autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco a comunidade educacional.

A Operação Escolas Sem Violência, coordenada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), conta com estrutura de 800 agentes, 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que acompanham a entrada e saída dos alunos.  “Nós estamos aqui para anunciar a todos os pais, aos professores e às famílias goianienses que já estamos em ação para garantir a segurança das nossas crianças nas escolas municipais e Cmeis. Adotamos medidas necessárias para que todos tenham um ambiente saudável e harmônico para aprender e se desenvolver como cidadãos”, afirma Rogério Cruz. 

Durante a entrevista, o prefeito afirmou que determinou que fossem utilizados detectores de metais na entrada das unidades escolares, bem como autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco o ambiente escolar. Os equipamentos devem estar disponíveis a partir da próxima semana. As medidas estão em consonância com as anunciadas pelo governador Ronaldo Caiado, que conversou com Rogério Cruz na terça-feira (11/03), tendo em vista ações conjuntas para prevenir a violência nas escolas da capital.

A Operação Escolas Sem Violência iniciou, em formato piloto, no último dia 05 de abril. A Guarda Civil Metropolitana destinou um contingente de 800 agentes e 105 viaturas para acompanhar a entrada e saída dos alunos das unidades de ensino. O Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) também está em ação para identificar indivíduos em posse de armas de fogo e drogas. Grupos de inteligência da corporação atuam nas imediações das escolas e acompanhando as redes sociais para identificar possíveis ameaças.

A GCM também percorre as unidades de ensino da rede municipal com o programa Anjos da Guarda, em que agentes realizam palestras lúdicas focadas no combate à prática de bullying. O termo em inglês é utilizado para descrever atos sistemáticos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressões físicas de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.


Rogério Cruz Escolas Violência
P U B L I C I D A D E