Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Câmara de Vereadores de Goianésia deve contar com boa renovação em 2024

Campanha antecipada: saiba como estão as articulações políticas em Goianésia

11/04/2023, às 15:48 · Por Redação

O rompimento entre o atual prefeito de Goianésia Leonardo Menezes e o ex-prefeito Renato de Castro já está movimentando os bastidores da política local para as eleições de 2024.

O atual prefeito, com a máquina municipal e com o apoio da família Lage, desponta como favorito. As últimas pesquisas apontam Leonardo com aprovação de 90% entre os goianesienes. 

Lembrando que o ex-prefeito Renatão também terminou seu mandato com grande aprovação da população. Porém, o atual deputado estadual poderá não ser candidato devido ao desgaste de ter que abandonar mais uma vez o mandato na Assembleia Legislativa, somado a grande aprovação que seu primo Leozão desfruta. 

Em meio a esse enredo, a disputa pelas quinze vagas na Câmara Municipal também está a todo vapor. A reportagem apurou com várias fontes os favoritos para o pleito do ano que vem.

Reeleitos:

Dos 15 vereadores, 8 devem ser reeleitos.

- Múcio Santana: após enfrentar vários problemas, assumiu novamente a presidência da Câmara, sendo um dos mais lembrados à reeleição em 2024, mas podendo alçar voos maiores, tanto com Leonardo Menezes como Renato de Castro.

- Professor Hiago: deve ser reeleito com uma votação expressiva como em 2020 pela capacidade de diálogo com a juventude. Pesa contra a perda do apoio da subsecretária de Educação de Goianésia, Gislene Fonseca, que também será candidata.

- Sargento Ariosvaldo deve se reeleger pela habilidade nas articulações nos bastidores.

- Sallete Carrilho. Após perder sua base e capital político, que é a Promoção Social, ela dependerá ainda mais do financiamento do seu cunhado, o pai do ex-prefeito, Fião. Dependerá da postulação de Renato para que a chapa puxe sua eleição. 

- Marcos Portilho herda as bases do Edvam, que não deve tentar se reeleger. Portilho absorveu as bases de Edvam na área da Agricultura ocupando a secretaria. Outro que já descartou novo mandato é o Fábio da Enigma.

- Edvaldo da Jalles: será reeleito se manter o apoio da família Lage.

- Ismael do Gasparino pode se manter através do pai, Sr. Gasparino. Navega na popularidade do pai, atual coordenador da Casa de Apoio de Goiânia.

- Cigano: vereador considerado habilidoso.


Com chances de reeleição

- Baiano, que terá o apoio do assessor da Câmara Fii. O vereador trabalha bem suas bases eleitorais e dependerá apenas de estar em uma chapa competitiva.

- Carlos Veículos: mantém a mesma linha das últimas eleições; sem nenhum capital político, porém, com um grande poderio financeiro.


Sem chances 

- Edilson Cabecinha não deve repetir o golpe de sorte da última vez, assim como Geraldo do Pastel.

- Paulo Henrique perdeu sua base dentro Hospital Municipal. Lembrando que o mesmo nunca atuou ou foi profissional de Saúde, desconhecendo as necessidades reais da classe. Após a eleição, abandonou os profissionais de Saúde que foram responsáveis por sua vitória na Câmara, os deixando sem representação no legislativo. 

 

Novatos

Cinco devem estrear ou voltar ao legislativo goianesiense.

- O vácuo deixado por Paulo Henrique foi preenchido pelo atual diretor do Hospital Municipal, Uelberson Pires. Fisioterapeuta que atua há muitos anos no sistema público de Saúde. Além de surpreender na gestão do Hospital Municipal, ainda desfruta da simpatia e confiança dos profissionais de Saúde. Agregando o apoio de outras coordenações dentro da rede. Além de ser da confiança do prefeito Leonardo Menezes. 

- André Wenceslau: foi secretário dos governos de Otavinho, Gilberto Naves, Renato de Castro e Leonardo Menezes. Pode lançar seu nome na corrida a uma cadeira.

- Mauricinho: que não conseguiu reeleição na última após vários mandatos, porém, tem se destacado frente à Secretaria de Esporte. Tem como concorrente direto o ex-jogador Nonato, que está em busca de apoio entre os desportistas do município.

- Marcos Pernambuco: sem êxito nas últimas eleições, mas à frente da Secretaria da Habitação, pode levar para si os louros do novo Loteamento Hermínio Lopes, que deve distribuir 600 unidades habitacionais.


 Com chances de voltar

- Jota Carlos: atual chefe de gabinete, que terá toda estrutura da prefeitura para fomentar sua campanha em 2024.


 Competitivos 

- Eder Delfino: foi uma grande surpresa em 2020 e está sendo valorizado pela atual gestão pelo trabalho social desempenhado junto à comunidade mais carente.

-  Jhonatan da SMT: vem com o apoio de seu pai, pastor de uma grande comunidade evangélica.

- Luciana Cunha: atual assessora da primeira-dama Eloá Menezes, que detém um grande conhecimento político e pode ser o nome apoiado pela Secretaria de Promoção Social.

- Stella Rodrigues. Suplente de vereadora. Se recolheu nos últimos anos, mas vem forte em 2024. 


 Comunicadores 

- Taisa Andrade: desfruta de grande audiência na RVC e prestígio nas classes C e D, que costumam votar em peso em perfis como o dela. Pode ser uma Silvye local. 

- Guaguinho: grande capacidade de comunicação e bastante conhecido no município.

- Elienai: enorme engajamento em seus canais. Diferente do Jamil El Osni, que deve tentar também, o blogueiro consegue ficar longe de polêmicas e, tecnicamente, é muito bom comunicador. 


Aposentadoria

- Marcos Vinícius: ocupa a cadeira ocupada por Marcos Portilho, mas o baque foi grande. Recordista de votos em Goianésia em 2016, o médico desmanchou quatro anos depois em uma votação inexpressiva e deve minguar ainda mais em 2024.

 

Lista dos 15 ‘’prediletos’’ para 2024

1- Professor Hiago

2- Uelberson Pires

3- Múcio Santana

4- Sargento Ariosvaldo

5- Mauricinho

6- André Wenceslau

7- Taisa Andrade

8- Marcos Pernambuco

9- Sallete Carrilho

10- Marcos Portilho

11- Ismael do Gasparino

12- Edvaldo da Jalles

13- Eder Delfino

14- Cigano

15-  Baiano


Câmara de Goianésia Eleições 2024 Goianésia Renato de Castro Leonardo Menezes
P U B L I C I D A D E