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Goiânia, 29/05/24
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Carro fabricado em 1992 produzia gases poluentes na proporção de 23 veículos novos

Frota de carros com 30 anos ou mais passa de meio milhão em Goiás

10/04/2023, às 22:59 · Por Redação

A frota de carros com 30 anos ou mais em Goiás atingirá 587.249 em Goiás. A frota atual é de cerca de 4,5 milhões de veículos automotores registrados. A frota fabricada até 1993 representa 13,55% do total. A informação é do jornal O Popular.

A principal preocupação com a existência desses carros é ambiental, visto que veículos mais antigos possuem maior potencial de emissão de gases poluentes, seja pela falta de tecnologia para reduzir a poluição ou mesmo pela dificuldade na manutenção das peças.

 Com isso, os 587.249 veículos com mais de 30 anos em Goiás devem ser o alvo de um projeto do governo federal de renovação de frota de forma voluntária e com incentivos, o que deverá atingir os proprietários que utilizam os carros (para os colecionadores não seria interessante).

Na última semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou a intenção de analisar um programa para incentivar a renovação da frota de veículos do País.

Haddad afirmou que o encontro discutiu a “possibilidade de estabelecer um programa que usa os fundos das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota, de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”. O ministro da Fazenda se refere a um programa para a troca de veículos leves, a maior parte da frota do País.

Desde 1986, o governo federal mantém o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a intenção de estabelecer as diretrizes e permissões sobre as emissões de gases por veículos. No entanto, a atuação tem sido mais efetiva junto a fabricantes e importadoras, com relação aos carros novos, mesmo que a renovação da frota existente esteja já em seu escopo inicial. Para se ter uma ideia, desde janeiro deste ano, os veículos novos só poderão emitir 0,4 gramas de óxidos de nitrogênio por kWh.

No ano passado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) publicou levantamento cuja conclusão era de que um carro fabricado em 1992 produzia gases poluentes na proporção de 23 veículos novos. O estudo foi feito justamente com base na evolução das normas fixadas pelo Proconve, que foram ficando mais restritivas ao longo do tempo. Por exemplo, na fase anterior do programa federal, eram liberados os veículos que emitissem até 2 gramas de óxidos de nitrogênio por kWh.


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