Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - TRT-18

Wanda Lúcia Ramos toma posse no cargo de desembargadora do TRT de Goiás; magistrada foi nomeada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e posse administrativa ocorreu na última segunda-feira, 27

Wanda Lúcia Ramos toma posse no cargo de desembargadora do TRT de Goiás

29/03/2023, às 12:21 · Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, mediante promoção pelo critério de merecimento, a juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva para exercer o cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), em Goiás. O decreto de nomeação e a posse ocorreram na última segunda-feira, 27/3. A magistrada foi nomeada após concorrer, por meio de lista tríplice, para preencher vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Aldon do Vale Alves Taglialegna.

A nova desembargadora foi empossada administrativamente no cargo de desembargadora do Trabalho em cerimônia realizada no Plenário Ipê do Complexo Trabalhista de Goiânia. o desembargador-presidente Geraldo Nascimento afirmou que Wanda Lúcia “ostenta uma enorme lista de relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho ao longo de sua brilhante carreira, a qual abraçou com amor, responsabilidade, competência e notável desvelo”, ressaltou.

Ele acrescentou que a nova desembargadora continuará sua “incansável saga, agora no âmbito do Tribunal, com a atuação marcante que lhe é peculiar, imprimindo qualidade e celeridade aos julgamentos da Turma julgadora que vier a integrar e do Egrégio Tribunal Pleno”.

Wanda Lúcia falou, com gratidão, sobre a caminhada até chegar a nomeação, que começou ainda em 2019, e que considerou uma “ode à autorresponsabilidade radical. Significa que essa oportunidade chegou a mim, e se chegou a minha vez é porque me corresponde”, observou.

Segundo a magistrada, na caminhada que se dispôs a percorrer, com “humildade e disposição”, teve oportunidade de estreitar laços com pessoas comprometidas com um país justo, com uma Justiça Social aberta e acolhedora. “Tive anjos, tive amigos, tive apoios infinitamente engrandecedores, que levarei comigo onde for, que me honraram e que me fizeram uma pessoa melhor”.

Currículo
Wanda Lúcia Ramos da Silva é juíza do TRT-18 desde 1993 e, até ser nomeada como desembargadora, exercia a titularidade da 16ª Vara do Trabalho de Goiânia. Ela integrou o primeiro lugar na lista para promoção ao cargo de desembargadora do Trabalho pelo critério de merecimento. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

Atuou como juíza substituta por 4 anos e como titular em varas do trabalho do interior por 10 anos. Em Goiânia, foi juíza titular da 3ª, 7ª e 16ª Varas do Trabalho. Atuou por diversas vezes no segundo grau de jurisdição do TRT-18, sendo que a última convocação ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2022. Foi coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT-18 entre 2015 e 2017 e de 2017 a 2019.

A magistrada integrou o Programa Trabalho Seguro entre 2016 e 2018, a Comissão de Incentivo à Participação Feminina no TRT-18 e o Conselho Deliberativo CEJUSC, além de integrar atualmente o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e a Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário no Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

É professora na formação inicial e continuada de juízes e servidores em Escolas Judiciais de diversos Tribunais Regionais e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). É coautora de dois livros na área do direito e foi agraciada com a menção honrosa na 8ª edição do Prêmio Conciliar é Legal do CNJ, em 2017, na categoria Instrutores em Mediação e Conciliação, pela prática “Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores Judiciais do TRT18″.


Posse Wanda Lúcia Ramos TRT-18 Goiás
P U B L I C I D A D E