P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Goiás tem 173 vagas do Programa Mais Médicos desocupadas; ao todo, conforme a SES-GO, são 717 vagas ativas em 162 municípios goianos

Goiás tem 173 vagas do Programa Mais Médicos desocupadas

24/03/2023, às 15:25 · Por Redação

Com a retomada do Programa Mais Médicos para o Brasil pelo Governo Federal, médicos que já integraram o programa, a maioria de Cuba, aguardam pela oportunidade de voltar a trabalhar em sua área de formação. Em Goiás, são 717 vagas ativas em 162 municípios. Deste total, 173 estão desocupadas, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Enquanto há postos de trabalho sobrando, médicos formados de Cuba, que decidiram continuar no Brasil, mesmo após o fim de seus contratos, precisam procurar outros meios de se sustentar, visto que não podem exercer suas funções como médicos se não possuem registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Conforme informações do G1 Goiás, os profissionais poderiam atender de forma particular, em hospitais comuns, por exemplo, se tivessem feito o Revalida, que é a revalidação de diplomas médicos estrangeiros compatíveis com as exigências de formação das universidades brasileiras. 

Os médicos do 20º ciclo chegaram a ganhar na Justiça Federal o direito de ser recontratados no Brasil por mais um ano. O documento foi assinado em fevereiro pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O pedido foi apresentado pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas (Aspromed).

Chamamento
Ao G1 Goiás, o advogado Humberto Jorge da Aspromed explica que os médicos cubanos em Goiás aguardam o chamamento devido a vitória na Justiça e esperam que isso ocorra antes da publicação de qualquer edital do novo programa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que o Mais Médicos para o Brasil tem como foco profissionais brasileiros e, caso as vagas não sejam preenchidas por esses profissionais, o governo optará por médicos estrangeiros.


Mais Médicos Cubanos Governo Federal Goiás
P U B L I C I D A D E