Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Antônio Carlos

Mais de 140 construções irregulares são identificadas no Lago de Serra da Mesa; vídeos que circulam nas redes sociais nas últimas semanas mostram os imóveis alagados depois de o reservatório chegar a 77,2% de sua capacidade na última quarta-feira, 22

Mais de 140 construções irregulares são identificadas no Lago de Serra da Mesa

24/03/2023, às 11:40 · Por Redação

O Sistema Furnas, que pertence à Eletrobras, identificou 145 construções irregulares nos últimos 12 meses no reservatório da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, no Norte de Goiás. Vídeos que circulam nas redes sociais nas últimas semanas mostram os imóveis alagados depois de o reservatório chegar a 77,2% de sua capacidade na última quarta-feira, 22, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Usina de Serra da Mesa é a maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de metros cúbicos, com uma área de quase 2.000 quilômetros quadrados. O reservatório se tornou um chamariz para empreendimentos de lazer, com foco na pesca. Em nota, o Sistema de Furnas informou que está tomando medidas extrajudiciais para notificar os proprietários desses imóveis e que já estão em andamento os pedidos de reintegração de posse.

O secretário de Turismo de Uruaçu, Moacir Galdino, disse ao jornal O Popular que todos os dias é procurado por pessoas preocupadas com a elevação do nível do reservatório. “Elas questionam o quanto vai atingir em 2023, mas eu não consigo essa informação de Furnas”, revelou. Conforme apuração do jornal, muitas das construções inundadas pertencem a grandes empresários e políticos, parte delas foram erguidas às margens do Rio Maranhão. As estruturas do principal ponto turístico de Uruaçu, a Praia Generosa, construídas em 2008 às margens do reservatório, estão prestes a serem tomadas pelas águas.


Lago Serra da Mesa Inundação Furnas Goiás
P U B L I C I D A D E