Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Pedro França - Agência Senado

Kajuru quer ouvir ex-diretor da Abin sobre sistema secreto de monitoramento, que pode ter sido utilizado no governo de Jair Bolsonaro

Kajuru quer ouvir ex-diretor da Abin sobre sistema secreto de monitoramento

17/03/2023, às 12:20 · Por Redação

O senador Jorge Kajuru (PSB) apresentou um requerimento à Comissão de Segurança Pública do Senado para ouvir o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem sobre um sistema secreto utilizado pelo órgão durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para monitorar pessoas. O caso foi revelado pelo jornal O Globo na última terça-feira, 14.

A ferramenta é conhecida como FirstMile e, para funcionar, era necessário apenas que se digitasse o número do contato telefônico. A partir disso, o acompanhamento era feito através de um mapa. No requerimento, Kajuru diz que Bolsonaro “colecionou casos de autoritarismo e instrumentalização das instituições para atacar aqueles se opuseram aos seus atos” e que, por isso, os fatos devem ser esclarecidos por Ramagem.

“Os fatos noticiados são gravíssimos, pois a gestão de Jair Bolsonaro pode ter usado essa ferramenta para espionar desafetos e adversários políticos. Isso é uma afronta ao Estado Democrático de Direito”, escreveu o senador. “A possibilidade de ter havido monitoramento indiscriminado de pessoas, por si só, causa perplexidade”. A solicitação do senador ainda precisará ser avalizada pela comissão. Como se trata de um convite, caberia ao ex-diretor da Abin decidir se iria ou não ao Senado.


Política Jorge Kajuru Jair Bolsonaro Alexandre Ramagem Abin
P U B L I C I D A D E