Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Bebê de dois meses morreu após ingerir colírio no lugar de remédio para enjoo

Farmacêutico pode ter o registro suspenso após remédio errado para bebê, diz CRF-GO

09/03/2023, às 14:36 · Por Redação

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) informou hoje, 8, que o farmacêutico responsável pelo atendimento em que houve a venda de um medicamento por engano pode ter o registro profissional suspenso. A suspeita é que o remédio em questão possa ter causado a morte de um bebê de dois meses em Formosa.

Segundo o órgão, houve uma apuração no estabelecimento para saber se foi um atendente, balconista ou o próprio farmacêutico que realizou a venda. Independente disso, a responsabilidade é do profissional de Farmácia, responsável pelo treinamento e preparação dos demais funcionários.

A confusão das embalagens que resultou na entrega do medicamento errado foi causada por alguém inexperiente, explica o Conselho. A receita estava legível, o que significa que não haveria motivo para tal erro.

O CRF-GO lamentou a morte da criança e anunciou a abertura de uma investigação interna com o objetivo de avaliar e julgar o caso em questão. O nome do estabelecimento comercial não foi divulgado.

O caso

Um bebê de apenas 2 meses morreu por suspeita de ingerir um colírio. O medicamento teria sido vendido por engano em uma farmácia da cidade. A criança deveria ter tomado um remédio para evitar enjoo e vômito.

A criança morreu na madrugada de domingo ,5. Segundo a Polícia Civil, o remédio receitado pelo médico corretamente, e que a criança deveria ter tomado, era para evitar vômito e enjoo, chamado bromoprida. No entanto, o medicamento vendido e consumido pelo bebê foi o “tartarato de brimonidina”, um colírio para o tratamento de glaucoma.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, um laudo preliminar apontou que a ingestão do remédio pode ter provocado a morte da criança, mas a afirmação só poderá ser dada após a conclusão dos exames.




CRF-GO Bebê Remédio
P U B L I C I D A D E