Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

CRF-GO emitiu nota sobre o assunto

Conselho de Farmácia em Goiás lamenta morte de bebê que tomou medicamento errado

08/03/2023, às 16:59 · Por Redação

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) emitiu nota de pesar à família do bebê de 2 meses que faleceu após tomar um medicamento errado em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

O CRF-GO ressaltou a que está acompanhando o caso para apurar os fatos e pode abrir processo ético-disciplinar. Confira a nota na íntegra:

 Nota do CRF/GO

 É com profunda tristeza que o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) se solidariza com a família do bebê de apenas 2 meses que faleceu após tomar medicamento errada por engano em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O CRF-GO está profundamente consternado com esse lamentável acontecimento.

A orientação do CRF-GO é que sempre que houver dúvidas sobre um medicamento, é importante consultar um farmacêutico. As orientações farmacêuticas são de extrema importância para garantir a segurança e a eficácia do tratamento. Destacamos também que, ao se deparar com uma prescrição ilegível, o farmacêutico deve entrar em contato com o prescritor. Caso não consiga uma resposta, a orientação é de não realizar a dispensação. Informações imprecisas podem confundir a leitura e provocar equívocos perigosos, levando o paciente a utilizar outro medicamento ou uma dosagem incorreta, colocando em risco a qualidade do tratamento e resultando em consequências danosas à saúde. Para essas situações, o farmacêutico deve comunicar ao paciente que a dispensação não será possível e que ele deve procurar o prescritor para a emissão de outra receita legível.

O CRF-GO ressalta a importância do protocolo de armazenamento de medicamentos de forma segura, respeitando suas especificidades técnicas para garantir a disponibilidade dos produtos de forma pronta, ágil e inequívoca.

Além disso, o CRF-GO já está, dentro das suas atribuições, acompanhando o caso e destacou um farmacêutico fiscal para apurar os fatos in loco e, se necessário, abrirá um processo ético-disciplinar.

Que esse triste episódio sirva de alerta para a importância da segurança e do cuidado na prescrição, dispensação e armazenamento de medicamentos, para que situações como essa nunca mais se repitam.

Nosso sincero pesar,

Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO)


CRF/GO Bebê Morte Colírio
P U B L I C I D A D E