Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Pela primeira vez, nós tivemos que acionar duas bombas no Meia Ponte para atender o consumo da cidade", disse Caiado

Agora sem críticas ao MP, governo Caiado clama por uso consciente da água no Estado

13/09/2019, às 00:25 · Por Pedro Lopes

O governador Ronaldo Caiado (DEM) convocou coletiva de imprensa nesta quarta-feira para alertar população da escassez da água e solicitar o consumo consciente. “Por parte dos irrigantes têm tido uma conscientização muito grande. Tivemos problemas sérios exatamente no consumo do setor urbano”, destacou.

O apelo se deu após ser constatado novo pico de baixa vazão no rio Meia Ponte. Com a previsão de que as chuvas retomem a cair no final de setembro, o recomendado é que a população faça uso consciente da água. 

“Pela primeira vez, nós tivemos que acionar duas bombas no Meia Ponte para atender o consumo da cidade. Hoje [quarta-feira], às 7h, chegou a cair mil litros por segundo. Agora, às 15h, tivemos a segunda medição, com acréscimo de pouco mais de 400 litros por segundo”, disse Caiado.

A secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, informou que será implatando esquema de rodízio de abastecimento caso o nível do Rio Meia Ponte fique abaixo de 1,5 mil litros durante o período de sete dias, fato que ainda não ocorreu. “A última medição deu 2,1 mil litros por segundo e a ideia é que façamos a estabilização nesse nível. Então, para que estabilize, precisa ter menos consumo na cidade e tem 100 homens em campo para estabilizar o nível do Rio”, explicou Vulcanis. 


Cerrado Crise Hídrica Ronaldo Caiado Andrea Vulcanis Saneago
P U B L I C I D A D E