Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Monitoramento conta com inscrição online e obrigatória para barramentos de todo tamanho, tipo ou idade

Governo de Goiás cadastra 6,7 mil barragens em quatro anos

22/02/2023, às 17:49 · Por Redação

O número de barragens cadastradas pelo Governo de Goiás saiu de zero para 6,7 mil no período que vai de meados de 2019 até o começo de 2023.

Os dados são da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O cadastro é gratuito, feito pela internet e obrigatório para barramentos de todo tamanho, tipo ou idade. 

Além de ser exigido por lei, o processo ajuda a minimizar o risco de acidentes, tendo em vista que os empreendedores precisam realizar inspeções em seus barramentos para fazer o cadastro. Por consequência, eles conseguem identificar anomalias antes que elas evoluam para situações de risco mais grave. Com as informações prestadas, o Governo prioriza vistorias e orientações às barragens com maior potencial de risco.

“A regularização [das barragens] é um assunto que vem sendo trabalhado junto ao setor produtivo há algum tempo. Periodicamente, nós nos reunimos para alinhar estratégias. É um tema que tratamos como prioridade, porque envolve a segurança de comunidades e da fauna e flora”, diz Andréa Vulcanis, secretária de Meio Ambiente. 

A partir de 2020, a meta, que foi superada, era cadastrar cerca de duas mil barragens por ano em Goiás. Agora, a Secretaria de Meio Ambiente acredita que deve chegar a pelo menos 13 mil cadastros no Sistema Estadual de Informações de Segurança de Barragens (Seisb) até o fim de 2024. 


Monitoramento Barragens Goiás
P U B L I C I D A D E